PUBLICIDADE

Política

Ciro diz que não dividirá palanque com Dilma "no 1º turno"

3 fev 2010 - 18h13
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Cláudia Andrade
Direto de Brasília

Após receber elogios da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) reafirmou nesta quarta-feira que se candidatará ao Palácio do Planalto. Mais cedo, Dilma disse que gostaria de ter Ciro no mesmo palanque. "Ela foi extremamente lisonjeira, mas eu quero ser candidato a presidente. Nós vamos estar no mesmo lado político, mas não no mesmo palanque, pelo menos, no primeiro turno", disse o deputado.

Ciro Gomes disse que só seu partido, o PSB, pode impedir sua candidatura à Presidência
Ciro Gomes disse que só seu partido, o PSB, pode impedir sua candidatura à Presidência
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Em pesquisa do CNT/Sensus, divulgada na segunda-feira, Ciro aparece em terceiro lugar, com 11,9% das intenções de voto, atrás do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que soma 33,2%, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 27,8%. Setores do PT negociam, no entanto, que Ciro dispute o governo de São Paulo e abra mão da candidatura à Presidência. Porém, no cenário sem o deputado, Serra aparece com 40,7% das intenções de voto, e Dilma, com 28,5%.

Ciro voltou a afirmar que só abandonaria a disputa a pedido de seu partido. "É a única circunstância", afirmou. Sobre a possibilidade de concorrer ao governo de São Paulo, Ciro não descartou totalmente, mas disse que resistirá "firmemente". "Se o partido pedir, eu vou resistir firmemente. Vou espernear e não sei qual será o resultado desse esperneio", disse.

O deputado, que já foi candidato nas eleições presidenciais de 2002 pelo PPS, disse que traz uma taxa de renovação necessária para o debate político. "Não tenho que fazer homenagem ao (Orestes) Quércia (PMDB), como o Serra tem que fazer, nem com o Renan (Calheiros) ou o (José) Sarney, como a Dilma tem que fazer", afirmou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade