PUBLICIDADE

Chuva pode levar Dilma a desfilar em carro fechado

31 dez 2010 - 08h45
(atualizado às 09h21)
Compartilhar

É esperado um tempo estável durante a posse da presidente eleita Dilma Rousseff, mas com risco de pancadas de chuvas durante o dia. Segundo informações da Climatempo, no Distrito Federal e em Goiás o tempo ficará estável, devido a parada da frente fria entre o Espírito Santo e sul da Bahia.

A presidente eleita Dilma Rousseff deve desfilar em carro aberto a partir de 14h10
A presidente eleita Dilma Rousseff deve desfilar em carro aberto a partir de 14h10
Foto: Reuters

Essa parada da frente fria deve ajudar a organizar a área de estabilidade do Sudeste até o Norte. A previsão é de tempo quente e úmido em Brasília, com chuva a qualquer hora, podendo até enfrentar fortes pancadas.

A Esplanada dos Ministérios, por onde a presidenta eleita, Dilma Rousseff, desfilará neste sábado, já está preparada para a festa. Se a chuva persistir, o trajeto em carro aberto - um Rolls-Royce - será substituído por um automóvel coberto. Dilma e o vice-presidente eleito, Michel Temer, sairão, em carros separados, por volta das 14h15, da Catedral rumo ao Congresso Nacional, depois ao Palácio do Planalto e em seguida ao Itamaraty.

A expectativa é que cerca de 1,7 mi pessoas compareçam ao Congresso, número que deve ser semelhante no Planalto, e cerca de 2,5 mil no coquetel que será oferecido no Itamaraty. No Congresso, Dilma fará o compromisso constitucional, quando dará a palavra que vai honrar e desempenhar da melhor forma possível o cargo de presidente da República. Ela pretende fazer um discurso de 40 minutos.

Em seguida, Dilma e Temer vão para o Planalto. Na rampa do palácio, Dilma será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por volta das 16h30. No parlatório, que fica do lado de fora do prédio, Dilma recebe a faixa presidencial de Lula. No local, ela faz um discurso à nação, no qual deve relacionar suas prioridades e compromissos para os quatro anos de gestão.

O parlatório fica de frente para a Praça dos Três Poderes, onde deverá estar a maior concentração de pessoas de toda a Esplanada dos Ministérios. Ainda no Planalto, Dilma dará posse ao novo ministério e posa para a foto oficial com a toda a equipe. Convidados estrangeiros e brasileiros poderão acompanhar, mas não terão tempo para cumprimentá-la.

Os apertos de mão e eventuais abraços e beijos ficarão para o coquetel no Itamaraty - na chamada Sala Duas Épocas, que fica no 3º andar. Porém, cada autoridade terá, no máximo, 30 segundos para conversar com a presidenta.

No Itamaraty, o coquetel para cerca de 50 autoridades estrangeiras e mais de 2 mil brasileiras serão servidos vinho nacional - da Casa Valduga -, refrigerantes, sucos e pratos leves. A previsão é que as comemorações acabem por volta das 21h.

Segundo informações do Climatempo, o tempo ficará estável durante o dia. É esperado um tempo estável em Brasília e Goiás, devido a parada da frente fria entre o Espírito Santo e sul da Bahia.

A parada da frente fria deve ajudar a organizar a área de estabilidade do Sudeste até o Norte. É esperado um tempo quente e úmido em Brasília, com chuva a qualquer hora, podendo até enfrentar fortes pancadas.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade