PUBLICIDADE

Política

Chinaglia diz que Jefferson avisou Lula sobre mensalão

29 out 2009 - 23h07
Compartilhar

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP)afirmou em depoimento à Justiça, nesta quinta-feira, que antes do escândalo do suposto mensalão vir à tona, o então deputado Roberto Jefferson (PTB) informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a existência do esquema. A informação é da Rádio Jovem Pan.

Na época do escândalo, Chinaglia era líder do PT na Câmara. Ele disse ter ficado sabendo do esquema em dois momentos: o primeiro sendo aquele em que Jefferson informou Lula, reunião na qual Chinaglia estaria presente, e posteriormente por meio da imprensa, que teria criado o termo mensalão.

O deputado prestou depoimento à juíza Pollyana Kelly Martins Alves, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, como testemunha de defesa de Jefferson, do ex-tesoureito do PT Delúbio Soares, do ex-líder do PP José Janene (PR), do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e do deputado Pedro Corrêa (PP-PE).

O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), que também depôs hoje, garantiu que a bancada do partido ficou sabendo do mensalão pela imprensa. Segundo o deputado, Jefferson teria informado em uma reunião da bancada que avisou o presidente Lula sobre o esquema, ressaltando que a orientação era para o tratamento de qualquer questão ligada aos recursos financeiros da legenda diretamente com seu presidente, e não com o ex-primeiro-secretário do PTB Emerson Palmieri.

Por fim, o deputado federal Luciano Castro (PR-PR) garantiu que, nos 17 anos em que está no cargo, nunca ouviu falar de nenhum esquema em que parlamentares recebessem para votar com o governo, nem para seu partido, nem para outra legenda.

Ele prestou depoimento como testemunha de defesa do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e garantiu que nem Valdemar nem qualquer liderança do partido negociou apoio por dinheiro.

Mensalão

Os 39 réus suspeitos de envolvimento em um esquema de pagamento de mesadas para votar a favor de projetos do governo no Legislativo - o chamado mensalão - enfrentam o processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade