PUBLICIDADE

Política

Chávez se solidariza com 'irmão' Lula e deseja melhoras

30 out 2011 - 14h42
(atualizado às 15h11)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se solidarizou neste domingo com o ex-governante brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado recentemente com câncer de laringe, e desejou a ele pronta recuperação. "Em nome do povo venezuelano e a partir de minha experiência por enfrentar uma situação parecida, quero expressar, através dos laços de irmandade que nos une ao companheiro Lula, meu profundo desejo de que o tratamento ao que será submetido nas próximas semanas permita sua rápida recuperação", diz o comunicado da presidência venezuelana. A mensagem foi publicada no site do Ministério das Relações Exteriores do país vizinho.

Saiba mais sobre os cânceres de Lula e Dilma

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

No sábado, Lula foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e teve diagnosticado um tumor localizado de laringe, detalhou o boletim da instituição. Já nesta segunda-feira, o ex-presidente dará início ao tratamento de quimioterapia. O relatório médico diz ainda que Lula, que fez 66 anos na última quinta-feira, "está bem e deverá fazer o tratamento em caráter ambulatorial".

Em sua mensagem, Chávez revelou que a notícia sobre o estado de saúde de Lula gerou em seu governo e em todo o povo venezuelano "uma grande preocupação". "Imediatamente fiz contato com nossos amigos do Brasil para transmitir ao companheiro Lula, aos seus familiares e ao povo brasileiro toda nossa solidariedade nesse momento de dificuldade", explicou o governante.

Ele garantiu que rezou para que o ex-presidente enfrente essa circunstância "com a convicção de que sua força espiritual vai permitir superar essa situação". "Lula, você sabe que estarei sempre acompanhando o desenvolvimento de seu processo, como ele esteve perto de mim na circunstância que vivi e estou superando", acrescentou. Peço a Deus para "estar junto de Lula nessa nova batalha", que previu saberá vencer. "Lula, irmão, viveremos e venceremos!", acrescentou.

Chávez extraiu em 20 de junho, em Cuba, um tumor cancerígeno, após o qual recebeu quatro ciclos de quimioterapia. Em 20 de outubro, anunciou, após submeter-se a exames médicos na ilha, que não haviam sido detectadas "células malignas" em seu corpo, concluindo a primeira fase da recuperação.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade