PUBLICIDADE

Política

Chávez defende parceria e diz que Dilma "roubou seu coração"

6 jun 2011 - 15h17
(atualizado às 18h32)
Compartilhar

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu nesta segunda-feira o fortalecimento das relações comerciais e estratégicas entre os governos venezuelano e brasileiro e, ao elogiar a "grande amiga" Dilma Rousseff, com quem mantém reuniões bilaterais em Brasília, disse que a mandatária brasileira "roubou seu coração" e representa hoje a nova influência política que tem o Brasil e a América Latina no cenário mundial.

"A primeira vez que fui falar com a Dilma ela roubou meu coração. Sempre disse: foi em Caracas. Era ministra a nossa presidente Dilma, ministra de Energia. Confesso minha ignorância, não a conhecia, apesar de sua trajetória. Desde então, não vou dizer que tive uma premonição, mas desde então vi ali uma figura para esta nova hora da nossa América", afirmou Chávez. Ele destacou que parcerias iniciadas nos oito anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva eram sinal de que "começávamos a romper muros de séculos".

Chávez relembrou fatos recentes que, segundo ele, evidenciam as mudanças políticas vividas pelos latino-americanos, como a eleição no Peru do nacionalista Ollanta Humala. "Já foi confirmado o triunfo no Peru. Isso é parte dessa dinâmica desse mundo. Como diz Rafael Correa (presidente do Equador), 'não é época de mudanças, é uma mudança de época'."

Ao chegar ao Palácio do Planalto, o líder venezuelano prestou solidariedade ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, alvo de denúncias de enriquecimento ilícito. Chávez relembrou, em tom de elogio, que parte da equipe de Dilma, incluindo o próprio Palocci, também integrou o governo Lula.

A presidente, que não fez referência ao gesto de solidariedade de Chávez, defendeu, após a assinatura de atos, a manutenção de parcerias entre Brasil e Venezuela e a melhoria das condições sociais de nações da América do Sul. "Durante séculos nosso olhar esteve voltado para centros distantes da nossa realidade. Portos e cidades litorâneas cresceram enquanto o interior da América do Sul permaneceu adormecido", disse ela. Dilma afirmou ainda ser favorável à consolidação da Venezuela como membro do Mercosul e à participação do Brasil como parceiro em projetos de construção de casas populares.

Ao chegar ao Palácio do Planalto, Chávez desejou "força" ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci
Ao chegar ao Palácio do Planalto, Chávez desejou "força" ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade