PUBLICIDADE

Política

Chávez conversa com Dilma em posse e cancela 1ª reunião

1 jan 2011 - 21h59
(atualizado em 2/1/2011 às 00h05)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cancelou na noite deste sábado o encontro marcado para domingo de manhã com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Assessores da presidente afirmaram que Chávez e Dilma conversaram hoje durante a sessão de cumprimentos, logo depois de ela discursar no parlatório.

Com a faixa presidencial, Dilma faz novo discurso:

Dilma tem uma série de encontros com autoridades estrangeiras para o amanhã em Brasília. Pela agenda preliminar, Dilma marcou conversas com presidentes, primeiros-ministros e com o príncipe Felipe, da Espanha.

Na fila de cumprimentos, ao ser parabenizada por alguns líderes políticos, Dilma conversou, abraçou e posou demoradamente para fotografias. Foram os casos da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Paraguai, Fernando Lugo, e do Uruguai, José Mujica.

A conversa com Chávez foi mais demorada. O presidente venezuelano foi um dos primeiros líderes estrangeiros a elogiar publicamente a candidatura de Dilma à Presidência da República. Ao chegar em Brasília, Chávez voltou a elogiar Dilma e a reiterar que a tendência na gestão da presidente é intensificar a política regional.

Dilma também conversou com Mujica e a mulher dele, a senadora Lucía Topolansky. Como a presidente, o casal uruguaio tem um passado de luta armada contra a ditadura militar. Durante o cumprimento de Mujica e da primeira-dama uruguaia, Dilma conversou e sorriu.

Ao abraçar o paraguaio Lugo, Dilma também se demorou. O presidente do Paraguai se recupera de um câncer e ainda apresenta sinais dos efeitos das sessões de quimioterapia - está careca e aparentemente mais pálido.

Fonte: Agência Senado
Compartilhar
Publicidade