PUBLICIDADE

Política

Chanceleres do Brasil e da Argentina se reunirão pela 4ª vez em 2015

26 ago 2015 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Argentina, Héctor Timerman, terão uma reunião nesta quinta-feira para abordar assuntos da agenda bilateral, regional e multilateral, informaram fontes oficiais.

O quarto encontro entre os chanceleres em oito meses, que desta vez será realizado em Brasília, "evidência a importância da aliança estratégica entre os dois países", informou o Itamaraty em comunicado.

A nova visita oficial ao Brasil do ministro das Relações Exteriores e Culto da Argentina faz parte do "diálogo permanente entre os dois chanceleres" para revisar os assuntos de interesse comum em todas as esferas, completa o comunicado.

Entre os assuntos que serão abortados no encontro, está em destaque a oferta do Mercosul à União Europeia (UE) para um acordo de livre-comércio entre ambos blocos perante à intenção brasileira de apresentar sua proposta nos próximos meses.

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Armando Monteiro, afirmou na última semana que o Mercosul avançou em suas negociações internas sobre a oferta que apresentará à UE e que está em condições de entregar a proposta em outubro.

As negociações entre os dois blocos foram iniciadas em 1999, mas se estagnaram em várias oportunidades por diferenças nos setores industriais e agrícolas. Nos últimos anos, a oposição da Argentina por uma maior abertura comercial dificultou os diálogos.

As partes reiniciaram as conversas nos últimos meses e acertaram entregar neste ano suas respectivas propostas de produtos e serviços que podem ser incluídos no pacto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade