PUBLICIDADE

Política

Chanceleres de Brasil e Espanha debatem fortalecimento do comércio bilateral

16 jun 2015 - 14h36
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, chegará amanhã a Brasília, onde debaterá com o chanceler Mauro Vieira temas da agenda com o Brasil, entre eles o fortalecimento do comércio bilateral.

Segundo uma nota divulgada nesta terça-feira pelo Itamaraty, os ministros participarão da II Reunião da Comissão Ministerial de Diálogo Político Brasil-Espanha, que terá a cooperação na área de comércio como um de seus assuntos centrais.

No ano passado, a corrente comercial bilateral foi de US$ 7,16 bilhões, mas os dois governos consideram que esse número pode aumentar a curto prazo, em função do tamanho e o potencial das economias espanhola e brasileira.

Durante uma visita que o vice-presidente Michel Temer fez a Madri em abril, os governos se comprometeram a buscar novas vias comerciais, com a meta de duplicar os investimentos recíprocos até 2025.

Durante a visita de García-Margallo, também serão analisados os possíveis novos projetos de investimento, no caso do Brasil nas áreas de ferrovias, estradas, portos e aeroportos, nas quais a Espanha tem vasta experiência.

Fontes oficiais disseram à Agência Efe que Vieira apresentará a García-Margallo os detalhes de um novo programa para a construção de infraestruturas anunciado pelo Brasil neste mês, que abrange projetos estimados em US$ 64 bilhões.

O Brasil é o segundo destino mundial dos investimentos espanhóis, depois do Reino Unido, com cerca de 60 bilhões de euros distribuídos em praticamente todas as áreas da economia brasileira.

Segundo a nota do Itamaraty, no encontro entre García-Margallo e Vieira também serão discutidos os planos de cooperação que já existem nas áreas de educação e ciência e tecnologia, assim como programas de cooperação com terceiros países.

Nesse sentido, um dos assuntos será a participação de Brasil e Espanha na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), onde García-Margallo está hoje e de onde viajará para Brasília.

Em matéria de cooperação internacional, o Itamaraty também informou que serão abordados os projetos humanitários conjuntos de Brasil e Espanha nos últimos anos para a doação de alimentos a países da África e América Central.

Em Brasília, após a reunião com Vieira, García-Margallo será recebido pelo vice-presidente Temer e depois embarcará em direção a São Paulo, onde na quinta-feira participará de um café da manhã da Agência Efe e receberá representantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha.

De São Paulo, o ministro espanhol viajará para Salvador, onde se reunirá com autoridades locais e com empresários espanhóis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade