PUBLICIDADE

Política

Carnaval: máscara de Cerveró é vetada; veja outras 25 opções

De Dilma Rousseff aos "artistas" do Mensalão, há opções para todos os gostos espalhadas pelas prateleiras de lojas de artigos carnavalescos

9 fev 2015 - 06h39
(atualizado às 07h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O carnaval está aí e, com ele, vêm brincadeiras e fantasias. Como é de praxe, as máscaras temáticas já começam a lotar as prateleiras de lojas em todo o Brasil – e as personagens retratadas são diversas, vão desde heróis dos quadrinhos até políticos.

Ao mesmo tempo em que ocorre a preparação para as festas de fevereiro, o escândalo da corrupção na Petrobras, investigao pela operação Lava Jato, continua ocupando, não as prateleiras, mas as manchetes da mídia brasileira. E, misturando uma coisa e outra, algumas fábricas começaram a planejar a venda de artigos com o rosto do ex-diretor da Área Internacional da estatal, Nestor Cerveró. No entanto, a “grande ideia” foi derrubada pela defesa do investigado, que prometeu processar os responsáveis, caso isso ocorresse.

Segundo o jornal O Globo, a equipe do ex-diretor teria ligado para a Condal, maior fábrica de máscaras de carnaval no Brasil, e a ameaçado. Por isso, a dona da fábrica cancelou a venda dos artigos para evitar dores de cabeça.

Porém, para não perder a brincadeira, o Terra listou 25 máscaras de políticos possíveis para esse carnaval. Essas são liberadas!

"A proibida"

Foto: Arte Terra / Reuters

É, não será neste ano que você poderá desfilar com o rostinho de Cerveró por aí... A máscara proibida ficou só na promessa e imaginação. Mas, calma, há outras opções:

"Hits 2015"

Essas são mais clássicas e, qualquer que seja a sua escolha, poderá ser reconhecido de um lado ao outro no país. 

Aécio Neves

Foto: Condal / Reprodução

O tucano Aécio Neves já foi de tudo em 2014 (dependendo do ponto de vista): meme, herói, vilão... Mas, uma coisa é certa, segue na boca do povo esse ano e pode ser sua opção para curtir as festas carnavalescas. 

P.S.: O senador é famoso pelas mulheres maravilhosas com que já saiu. #ficadica

Geraldo Alckmin 

Foto: Condal / Reprodução

Alckmin pode não ser um dos políticos mais carismáticos do Brasil, mas também é "hit" esse ano. Que tal homenagear o governador de São Paulo com a falta de á... quer dizer, com marchinhas? Boa festa!

P.S.: É a máscara do Alckimin, sim, acredite... 

Dilma Rousseff

Foto: Condal / Reprodução

A presidente brasileira está sempre na moda. Seja para o bem ou para o mal, brincar de ser a Dilma é uma boa maneira de não passar despercebido por aí... 

Tiririca

Foto: Condal / Reprodução

Tiririca é um palhaço, mas a fantasia é séria. A máscara do deputado é opção para substituir seu rosto ou usar no lugar da proibida máscara de Cerveró... #somostodosTiririca? 

"Velha guarda"

De antigos carnavais, algumas máscaras trazem opções de políticos mais velhos, por dentro do universo da política há alguns anos - ou mesmo décadas. 

Lula

Foto: Condal / Reprodução

A boa e velha máscara do Lula ocupa as prateleiras de lojas de artigos para Carnaval há anos e continua sempre valendo para a zoeira. Esta é a opção do ex-presidente mais velho, já com barbas brancas. Há também a versão "Lula sindicalista". 

FHC

Foto: Condal / Reprodução

Pois é, pode ser que sua piada não seja entendida de primeira (porque a máscara mais parece de um personagem de quadrinhos que de um político...), mas é possível pular Carnaval mascarado de Fernando Henrique Cardoso, que tal?

Enéas Carneiro

Foto: Condal / Reprodução

Quem não se lembra de Enéas, seu jeito engraçado de falar e suas pérolas? As barbas longas podem te acompanhar na brincadeira e relembrar o político, morto em 2007. 

Jânio Quadros

Foto: Condal / Reprodução

O ex-presidente do Brasil Jânio Quadros também é opção de máscara para esse Carnaval. Bom, é antigo, vai ter gente que poderá não te reconhecer, mas... Já que de Cerveró não pode...

Itamar Franco

Foto: Condal / Reprodução

O ex-presidente Itamar Franco pode "emprestar" seu rostinho (e seu topete) para você, nesse Carnaval. Olha que ele já foi clicado ao lado de muita mulher bonita... Quem sabe? 

José Sarney

Foto: Condal / Reprodução

Sarney é velha guarda, mas continua por aí, "politicando" em pleno 2015. O que acha de desfilar esse sorrisinho por aí?

Ciro Gomes

Foto: Condal / Reprodução

Uma boa pedida para a folia... Lembre-se, Ciro Gomes já foi casado com Patrícia Pillar, que é uma linda mulher. Vai que...? 

Anthony Garotinho

Foto: Condal / Reprodução

Apesar de carregar "Garotinho" no nome, o político é "velho de guerra" e está na vida política há alguns bons anos, tendo exercido diferentes cargos ao longo de sua carreira. Uma opção mais "fofa", por assim dizer...

"Bloco do Mensalão"

Podem não estar na moda, mas já estiveram na "boca do povo". Políticos e empresários envolvidos no famoso escândalo do Mensalão ainda têm suas máscaras no mercado - e na boca do povo. Já pensou desfilar por aí como Roberto Jefferson e seu olho roxo?

Marcos Valério

Foto: Condal / Reprodução

Na ala do Mensalão, tem espaço para publicitário. Marcos Valério ficou conhecido após o escândalo com duas de suas empresas envolvidas em esquemas de financiamentos irregulares para campanhas políticas. Pode ser a escolha do Carnaval, pois há um refrão que diz que é dos carecas que elas gostam mais. Será?

Roberto Jefferson

Foto: Condal / Reprodução

Há duas opções para Roberto Jefferson: você pode ir com ele "normal", adotando um estilo mais clássico do ex-deputado federal ou...  

Foto: Condal / Reprodução

A versão engraçadinha, com olho roxo. Na época da CPI, em 2005, Jefferson apareceu para depor com o hematoma e relatou ter sofrido "um acidente doméstico". No entanto, dizem as más línguas no Congresso que o petebista fora agredido por algum dos políticos envolvidos no Mensalão. 

Antônio Palocci

Foto: Condal / Reprodução

O ex-Ministro-chefe da Casa Civil Antônio Palocci também dançou no escândalo e pode ser sua escolha na hora de pular marchinhas. 

Joaquim Barbosa

Foto: Condal / Reprodução

O ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa "bombou" durante o julgamento do Mensalão, condenando envolvidos. Pelo trabalho, foi incluído em uma lista de dez brasileiros que foram notícia no mundo em 2013, além de ter sido eleito como uma das cem pessoas mais influentes do globo pela revista americana Time. Vai que você vira "herói" por aí também?

"Made in Brazil"

"Gringous adoooram o Carnaval brasileiro, com muita samba". Então, os políticos internacionais não poderiam ficar de fora: tem opções para todos os gostos, desde Osama até Obama, é você quem decide.

Yasser Arafat

Foto: Condal / Reprodução

Sempre lembrado pelos óculos quadrados e as vestes islâmicas, o líder da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, presidente da Organização para a Libertação da Palestina, morto em 2004, é também opção para curtir esse Carnaval. 

Hugo Chávez

Foto: Condal / Reprodução

O líder venezuelano e ex-presidente Hugo Chávez também está nas prateleiras de lojas de festas. 

Bill Clinton

Foto: Condal / Reprodução

O ex-presidente americano Bill Clinton é famoso por seu jeito "galanteador" de ser. E pode emprestar seu sorriso para você brilhar na folia. Aproveite a festa!

Muammar al-Kadaffi

Foto: Condal / Reprodução

Ainda bem que no Carnaval é tudo brincadeira e aí você pode desfilar por aí até de ditador líbio. A cara de bravo de Muammar al-Kadaffi está às vendas. Arrisca?

Mandela

Foto: Condal / Reprodução

O saudoso Mandela pode fazer sucesso por aí. O líder sul-africano pode inspirar um bom Carnaval para você.

Sadam Hussein

Foto: Condal / Reprodução

Saddam Hussein foi uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe e um dos principais membros do Partido Socialista Árabe Ba'ath, no Iraque. No bloco dos políticos ditadores, é uma opção.

Barack Obama

Foto: Condal / Reprodução

Optar pela máscara de Obama é não errar: o "pop" presidente americano pode ser boa opção para quem quer falar com todo mundo e fazer uma "diplomacia" nas ruas do Carnaval. 

Osama Bin Laden

Foto: Condal / Reprodução

Bin Laden morreu, mas continua bem vivo nas vitrines. As longas barbas do fundador da temida rede terrorista Al-Qaeda já foi a escolha de muito folião. E pode ser a sua esse ano, já que do Cerveró... é, não pode. 

Fotos: Divulgação/Condal

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade