PUBLICIDADE

Política

Candidato à presidência do Senado, Luiz Henrique se compromete com sugestões do PSB

28 jan 2015 - 18h38
Compartilhar

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que anunciou sua candidatura à presidência do Senado apesar de seu partido ainda não ter se pronunciado sobre um nome para a disputa, comprometeu-se com sugestões do PSB em busca do apoio da sigla.

O PSB já havia lançado a candidatura do senador Antônio Carlos Valadares (SE) na expectativa de provocar o debate, mas a candidatura ficou em ritmo de espera após o anúncio de intenção de Luiz Henrique.

A atual líder da bancada, a senadora Lídice da Mata (BA), afirmou após reunião com Luiz Henrique nesta quarta-feira, que irá levar a posição do senador à bancada socialista e que o partido deve definir uma posição até o sábado, véspera da eleição para presidente da Casa.

“Ele (Luiz Henrique) se comprometeu e nos vamos levar a posição para a nossa bancada”, disse a senadora a jornalistas, acrescentando que as sugestões da sigla referem-se a temas como as reformas política e tributária e mudanças internas no Senado.

Há expectativa de que o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), busque um novo mandato no comando da Casa, mas ele ainda não lançou oficialmente sua candidatura à reeleição.

Luiz Henrique conta com o apoio de peemedebistas independentes e de partidos de oposição como o DEM, e tem dito que sua candidatura é irreversível e não é de oposição, mas de renovação do Senado.

Se confirmada uma disputa entre ele e Renan, pode haver um racha no PMDB, apesar da decisão da Executiva do partido de apoiar unanimamente um nome da legenda para a presidência do Senado.

O PMDB tem a maior bancada de senadores o que, tradicionalmente, daria ao partido o direito de indicar o presidente. O PT, que tem a segunda maior bancada da Casa, já anunciou que apoiará o nome indicado pelo PMDB.

Uma candidatura de um parlamentar da base aliada alternativa à de Renan era um desejo dos partidos de oposição e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), chegou a participar de articulações para que um nome fosse lançado.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade