PUBLICIDADE

Polícia

Campinas: 13 do 1º escalão são presos; vice-prefeito não é achado

20 mai 2011 - 08h28
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

Uma ação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público cumpriu, na manhã desta sexta-feira, 13 dos 20 mandados de prisão preventiva expedidos contra membros do primeiro escalão do Executivo municipal de Campinas, suspeitos de fraudes em licitações. Os secretários municipais da Segurança, Carlos Henrique Pinto, e das Comunicações, Francisco Lagos, são considerados foragidos. A polícia inicialmente considerou também foragido o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT), mas descobriu que ele está de férias na Europa.

Cerca de 120 policiais da Corregedoria Geral da Polícia Civil e da Rota cercaram a prefeitura de Campinas na ação
Cerca de 120 policiais da Corregedoria Geral da Polícia Civil e da Rota cercaram a prefeitura de Campinas na ação
Foto: Daniel Nicolini / vc repórter

Também procurada, a chefe de Gabinete e primeira-dama, Rosely Nassim Santos, estava amparada por um habeas-corpus preventivo. Mais de R$ 30 mil foram apreendidos em buscas nas residências dos suspeitos. Cerca de 120 policiais da Corregedoria Geral da Polícia Civil e da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), junto a promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), participaram das ações. O Gaeco apura desde setembro do ano passado o envolvimento dessas pessoas em contratações da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) sob suspeita de irregularidades.

Os promotores já identificaram modalidades de fraudes em Campinas e em outras cidades paulistas envolvendo serviços terceirizados de limpeza, segurança e manutenção. A investigação vinha ocorrendo com depoimentos nas últimas semanas, mas muitos depoentes se reservaram o direito de permanecer calados.

A busca por suspeitos e documentos começou às 3h, autorizada pelo juiz Nelson Bernardes, da 3ª Vara Criminal de Campinas. Os promotores apreenderam documentos e computadores nos prédios da prefeitura e da Sanasa. Foram presos empresários e ex-agentes públicos, dentre eles o ex-diretor de Planejamento Ricardo Cândia e os ex-diretores da Sanasa Aurélio Cance Jr. e Marcelo Figueiredo. Na tarde desta sexta-feira, os 13 detidos realizaram exame de corpo delito.

O prefeito de Campinas Helio de Oliveira Santos (PDT) não foi localizado, e os telefones da assessoria dele não foram atendidos. Estudantes dos cursos técnicos, cujos professores entraram em greve nesta semana, e servidores públicos da prefeitura, em greve há 8 dias, tomam as ruas do centro da cidade nesta manhã em protesto contra a administração pública.

Câmara acompanhará investigações

Os vereadores da Câmara Municipal foram convocados para uma reunião extraordinária ainda no final desta manhã para discutirem a situação da administração da cidade. O presidente da Casa, Pedro Serafim (PDT), anunciou a criação de uma comissão formada por três vereadores para acompanhar as investigações do Ministério Público Estadual e da Corregedoria da Polícia Civil.

O caso envolvendo a Sanasa e integrantes do governo municipal e empresários já foi alvo de uma CPI que terminou sem comprovação efetiva de fraudes.

Especial para Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Daniel Nicolini, de Campinas (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade