PUBLICIDADE

Política

Câmara terá portal para receber sugestões para reforma política

16 jul 2013 - 19h07
(atualizado às 21h52)
Compartilhar

A Câmara dos Deputados criou nesta terça-feira um grupo de trabalho dedicado a elaborar propostas para realizar a reforma política, para a qual contará com ideias dos cidadãos recebidas em um site.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou a jornalistas que o organismo criará um portal de internet para que os cidadãos possam propor sugestões para a reforma.

O grupo de trabalho realizará nesta quarta-feira sua primeira reunião e terá um prazo de 90 dias para apresentar suas propostas, que serão analisadas pelo Congresso.

Segundo as fontes legislativas, o grupo está composto por 13 deputados, um por cada partido político com representação parlamentar, com exceção do PT, que conta com dois representantes, entre eles o coordenador do grupo, Cândido Vaccarezza.

A presidente Dilma Rousseff propôs abordar cinco grandes pontos: o financiamento dos partidos e suas campanhas, o sistema eleitoral, a suplência de parlamentares, as coalizões partidárias e o voto secreto no Congresso.

A intenção da presidente era submeter a reforma a um plebiscito a ser realizado antes de outubro, para que as mudanças legais estivessem em vigor antes das eleições de 2014, mas o Congresso rejeitou essa proposta por falta de tempo hábil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade