PUBLICIDADE

Política

Câmara suspende pagamento de Donadon e exonera gabinete

9 jul 2013 - 18h24
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
A Câmara dos Deputados abriu processo de cassação do mandato de Natan Donadon (PMDB-RO)
A Câmara dos Deputados abriu processo de cassação do mandato de Natan Donadon (PMDB-RO)
Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), informou nesta terça-feira que a Mesa Diretora decidiu suspender o subsídio mensal do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), a cota parlamentar a que ele teria direito, assim como a verba para manutenção de gabinete. "Suspendemos todas as suas prerrogativas parlamentares até que seja finalizado o processo", afirmou Alves. 

Foi definida ainda a exoneração de todos os integrantes do gabinete de Donadon, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda. Os funcionários estão dispensados a partir desta quarta-feira e o gabinete será fechado. A decisão vale até que se chegue a uma conclusão do processo por perda de mandato parlamentar, o que depende de votação do Plenário. 

Amanhã se encerra o prazo pra Donadon apresentar a defesa dele na Comissão de Justiça e Cidadania (CCJ). O deputado foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2010, a mais de 13 anos de prisão, pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A condenação pela Suprema Corte não cassa automaticamente o mandato parlamentar.

No final de junho, o PMDB expulsou o deputado dos quadros do partido. A Câmara ainda não foi notificada formalmente sobre a decisão. O parlamentar foi notificado sobre o processo de perda de mandato no dia 1º deste mês, tanto por meio do Diário Oficial da União quanto pessoalmente, por meio dos assessores da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Com informações da Agência Câmara

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade