PUBLICIDADE

CPI do Cachoeira

Câmara suspende mandato de amigo de Cachoeira por 90 dias

Carlos Alberto Lereia foi gravado em conversas telefônicas com o contraventor; ele reafirmou a amizade na tribuna

23 abr 2014 - 19h27
(atualizado às 22h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) foi flagrado em conversas telefônicas com o contraventor Carlinhos Cachoeira
Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) foi flagrado em conversas telefônicas com o contraventor Carlinhos Cachoeira
Foto: José Cruz / Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 353 votos a 26, a suspensão do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) do mandato por 90 dias. O parlamentar foi flagrado em conversas telefônicas com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso em uma operação contra a máfia dos caça-níqueis em Goiás.

Com a decisão, Leréia deixa de receber salário e demais benefícios por 90 dias, período em que precisará ficar fora da Câmara. Ele é o primeiro parlamentar a receber a punição na Casa. Se fosse rejeitado o parecer do Conselho de Ética que defendia a suspensão, Leréia seria submetido a uma votação de perda de mandato.

O imbróglio causou estranheza entre os parlamentares, já que a absolvição da suspensão levaria o plenário a votar um relatório anterior da mesa diretora da Câmara, que pedia a cassação do tucano. Entre os 26 deputados que votaram contra a suspensão, 25 são de um grupo do PT que buscavam a cassação de Leréia e um do Pros.

O deputado Sérgio Brito (PSD-BA), relator do caso no Conselho de Ética, defendeu a suspensão do deputado, e não a cassação do mandato. “Deve o parlamentar, como agente político a ocupar a cúpula do Poder Legislativo e a ter poder para influir na vida dos milhões de cidadãos brasileiros, preocupar-se não apenas com a legalidade de seus atos, mas com a aparência de legalidade”, disse o parlamentar.

Em discurso na tribuna da Câmara, Leréia negou envolvimento em jogos ilegais, mas assumiu que é amigo do contraventor e que nunca negou isso. “Não nego minhas amizades. O Carlinho era e é meu amigo pessoal”, disse. “Eu nunca omiti nem menti sobre essa amizade que tenho antes de ser deputado”, afirmou.

O deputado assumiu também ter contraído empréstimos de Cachoeira, prática que não foi considerada ilegal pelo Conselho de Ética. “Nesta linha, ainda que do recebimento de dinheiro pelo Deputado Leréia ou da formalização de empréstimos não se tenha podido deduzir, com base nas provas colhidas nos autos, a prática de nenhum ato ilegal, as estreitas relações entre ele e contraventor notoriamente conhecido implicaram inevitável abalo à credibilidade da Câmara dos Deputados.

Suplente

Após a votação na Câmara, o deputado Carlos Alberto Leréia apresentou pedido de licença por 40 dias para tratar de assuntos particulares após o período de suspensão. Dessa forma, o tucano ficará 130 dias fora da Casa, o que abre espaço para a convocação do suplente, Valdivino José de Oliveira (PSDB). A Câmara não precisa ocupar a cadeira vaga quando o parlamentar fica fora por até 120 dias.

Carlinhos Cachoeira
Acusado de comandar a exploração do jogo ilegal em Goiás, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, em 29 de fevereiro de 2012, oito anos após a divulgação de um vídeo em que Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, lhe pedia propina. O escândalo culminou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e na revelação do suposto esquema de pagamento de parlamentares que ficou conhecido como mensalão.

Escutas telefônicas realizadas durante a investigação da PF apontaram diversos contatos entre Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (GO), então líder do DEM no Senado. Ele reagiu dizendo que a violação do seu sigilo telefônico não havia obedecido a critérios legais, confirmou amizade com o bicheiro, mas negou conhecimento e envolvimento nos negócios ilegais de Cachoeira. As denúncias levaram o Psol a representar contra Demóstenes no Conselho de Ética e o DEM a abrir processo para expulsar o senador. O goiano se antecipou e pediu desfiliação da legenda.

Com o vazamento de informações do inquérito, as denúncias começaram a atingir outros políticos, agentes públicos e empresas, o que culminou na abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira. O colegiado ouviu os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, que negaram envolvimento com o grupo do bicheiro. O governador Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, escapou de ser convocado. Ele é amigo do empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta, apontada como parte do esquema de Cachoeira e maior recebedora de recursos do governo federal nos últimos três anos.

Demóstenes passou por processo de cassação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa. Em 11 de julho, o plenário do Senado aprovou, por 56 votos a favor, 19 contra e cinco abstenções, a perda de mandato do goiano. Ele foi o segundo senador cassado pelo voto dos colegas na história do Senado.

Em 21 de novembro, após 265 dias preso, Carlinhos Cachoeira, deixou a penitenciária da Papuda, em Brasília. No mesmo dia, o contraventor foi condenado pela 5ª Vara Criminal do Distrito Federal a uma pena de 5 anos de prisão por tráfico de influência e formação de quadrilha. Como a sentença é inferior a 8 anos, a juíza Ana Claudia Barreto decidiu soltar Cachoeira, que cumpriria a pena em regime semiaberto.

No dia seguinte, o Ministério Público Federal (MPF) de Goiás pediu nova prisão do bicheiro, com base em uma segunda denúncia contra ele e outras 16 pessoas, todos suspeitos de participar de uma intensificação de ações criminosas em Brasília. O pedido foi negado pela Justiça.

No dia 7 de dezembro, Cachoeira voltou a ser preso. O juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara Federal de Goiás, condenou o bicheiro a 39 anos, 8 meses e 10 dias de reclusão por diversos crimes relativos à Operação Monte Carlo e determinou sua prisão preventiva. A defesa recorreu e, quatro dias depois, o juiz federal Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu novo habeas-corpus e Cachoeira foi libertado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade