PUBLICIDADE

Política

Câmara rejeita financiamento de campanha por empresas na reforma política

27 mai 2015 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados rejeitou, na madrugada desta quarta-feira, proposta para incluir o financiamento de campanha por pessoas físicas e jurídicas para partidos e candidatos na Constituição, informou a Agência Câmara Notícias.

Congresso Nacional, em Brasília.  16/05/2015
Congresso Nacional, em Brasília. 16/05/2015
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A proposta recebeu 264 votos a favor e 207 contra, mas foi rejeitada porque mudanças na Constituição precisam receber pelo menos 308 votos a favor.

A constitucionalização do financiamento privado era defendida pelo PMDB, partido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ). O financiamento de empresas também é objeto de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), que já teve o voto de seis ministros contrários a esse modelo.

Na noite de terça-feira, os deputados também rejeitaram todos os modelos propostos de alteração no sistema de eleição de deputados e vereadores.

As votações fazem parte da proposta de emenda à Constituição da reforma política, que terá discussão retomada nesta quarta-feira.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade