PUBLICIDADE

Política

Câmara leva à Corregedoria representação contra Bolsonaro

30 mar 2011 - 15h47
Compartilhar
Laryssa Borges e Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), informou nesta quarta-feira que encaminhou à Corregedoria da Casa representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por conta de declarações consideradas racistas e homofóbicas feitas pelo parlamentar em um programa de televisão.

Durante o CQC, da TV Bandeirantes, veiculado na última segunda-feira, em resposta à cantora Preta Gil, que perguntou ao deputado o que ele faria se seu filho se apaixonasse por uma mulher negra, Bolsonaro respondeu: "Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu". No entanto, o deputado afirmou em nota divulgada na terça-feira que entendeu errado a pergunta e achou que a artista se referia a uma relação homossexual.

Em seguida, também em nota, Bolsonaro se defendeu dizendo que não era homofóbico, embora acredite que "o Estado brasileiro não pode apoiar esse tipo de comportamento que atenta contra a família e o lar dos brasileiros".

"Já encaminhei as representações à Corregedoria da Câmara para que, conforme o regimento da Casa, adote providências cabíveis. Minha opinião é a de que declarações do deputado Jair Bolsonaro são lamentáveis quando lutamos pelo fim das desigualdades e da intolerância, qualquer que seja. Palavras racistas e discriminatórias não fazem parte do Brasil que queremos. São herança de um passado que não aceitaremos que se repita nunca mais", disse Marco Maia em sua página no microblog Twitter.

Mais de 20 deputados protocolaram na terça-feira três representações contra Bolsonaro. O caso também foi encaminhado ao Conselho de Ética, colegiado que pode recomendar ao Plenário a perda de mandato do parlamentar. Além disso, o conteúdo das declarações de Bolsonaro será levado ao Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade