PUBLICIDADE

Política

Câmara instala comissão especial para analisar PEC do voto aberto

21 ago 2013 - 22h33
(atualizado às 22h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira uma comissão especial destinada a analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o voto aberto de deputados e senadores nos processos de cassação de mandato. Para a presidência da comissão foi eleito o deputado Sibá Machado (PT-AC) e para a relatoria, Vanderlei Macris (PSDB-SP).

A comissão terá até 40 sessões para discutir e votar a proposta, que será, em seguida, submetida à apreciação do plenário da Câmara, em dois turnos de votação. O deputado Sibá Machado acredita que será possível um acordo para que a matéria seja rapidamente aprovada e encaminhada ao plenário.

De autoria do Senado, a PEC já foi aprovada em dois turnos pelos parlamentares. Se a Câmara mantiver o texto do Senado, a proposta será promulgada. O relator da PEC, Vanderlei Macris, é um dos defensores do fim do voto secreto no Parlamento. Segundo ele, o fim do voto secreto nos casos de cassação é o primeiro passo para eliminar as votações secretas.

"Aqui na Câmara, há muita polêmica em torno disso (fim das votações secretas). Este, eu diria, é o primeiro passo. Um deputado não pode se esconder no voto secreto para absolver um colega que esteja comprovadamente envolvido com crimes de corrupção', disse ele.

A comissão se reunirá pela primeira vez terça-feira para votação de requerimentos e aprovação do cronograma de trabalho.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade