PUBLICIDADE

Política

Câmara deverá votar modificações na Lei Eleitoral na próxima semana

Segundo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), projeto de lei que altera legislação eleitoral deve ser votado na próxima terça-feira

4 jun 2013 - 21h09
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Projeto de lei que altera dispositivos da legislação eleitoral - Código Eleitoral, Lei dos Partidos Políticos e Lei das Eleições - deverá ser votado na próxima terça-feira (11).  A previsão foi feita nesta terça-feira pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do grupo de trabalho da Câmara que analisa mudanças na legislação eleitoral. O petista apresentou o texto aos líderes partidários durante reunião esta tarde, quando acertaram a data da votação.

Mais cedo, o grupo de trabalho aprovou o texto da minirreforma eleitoral. Segundo Vaccarezza, a maioria das mudanças do texto foi acertada com as lideranças partidárias. "A proposta visa a simplificar a Lei Eleitoral, tornar a eleição mais transparente, democrática e fiscalizada", disse.

Entre as mudanças na legislação, está a instituição da pré-campanha eleitoral, que poderá ser feita por meio de declarações públicas, que não sejam ações próprias do período eleitoral de campanha, e por rede social individual. "Fica liberada qualquer manifestação do candidato na pré-campanha nas redes sociais. O eleitor só acessa o conteúdo se quiser. O site é uma extensão do escritório político", disse.

O projeto também estabelece a necessidade de novas eleições, caso haja a cassação do mandato do eleito, nas eleições majoritárias. Atualmente, quando ocorre a cassação, o segundo mais votado assume o cargo. "Se o eleito para prefeito for cassado, atualmente, assume o segundo colocado, mas isso é totalmente antidemocrático", disse Vaccarezza.

Para valer para as eleições do ano que vem, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara, pelo Senado e ser sancionado antes do começo do mês de outubro deste ano. Pois, para valer, terá que ser transformado em lei, no mínimo, um ano antes do pleito eleitoral.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade