PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Câmara anula extinção de mandatos de deputados do PCdoB em 1948

Com isso, 14 parlamentares da legenda tiveram seus mandatos restituídos simbolicamente

20 mar 2013 - 22h13
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados  aprovou nesta quarta-feira o projeto que declara nula a extinção dos mandatos dos deputados do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) promulgada pela Casa em 1948. O projeto, que restituiu simbolicamente os mandatos dos cassados, é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). 

Para ela, a aprovação do texto é um “fato histórico”. “É muito gratificante ser a autora de um projeto que resgata simbolicamente os mandatos dos parlamentares do Partido Comunista do Brasil”, afirmou.

A resolução revogada cassou os mandatos de 14 parlamentares eleitos em 1945 pelo PCdoB para a Assembleia Constituinte de 1946 e também para a Câmara.

Figuras históricas

Entre os parlamentares cassados havia nomes como o do escritor Jorge Amado e líderes políticos como Carlos Marighela, Maurício Grabóis e João Amazonas.

Os outros deputados cassados, que tiveram seus mandatos restituídos simbolicamente, foram: Francisco Gomes, Agostinho Dias de Oliveira, Alcêdo de Moraes Coutinho, Gregório Lourenço Bezerra, Abílio Fernandes, Claudino José da Silva, Henrique Cordeiro Oest, Gervásio Gomes de Azevedo, José Maria Crispim e Oswaldo Pacheco da Silva.

A líder do partido na Câmara, deputada Manuela D’Ávila (RS), lamentou que a Casa tenha levado 65 anos para anular a decisão. “Mais que devolver mandatos, o que estamos dizendo para a sociedade é que o tempo para corrigir isso é longo demais. Não podemos permitir que os direitos das minorias sejam violados, como aconteceu naquela época”, disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade