PUBLICIDADE

Política

Brasil e Venezuela criam grupo para supervisionar projetos conjuntos

20 jun 2013 - 22h34
Compartilhar

Brasil e Venezuela definiram nesta quinta-feira em Caracas a criação de um grupo de trabalho para supervisionar o andamento dos projetos econômicos bilaterais e forjar uma visão industrial conjunta.

Durante a assinatura do acordo na Chancelaria venezuelana, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou que o novo grupo de trabalho "vai tratar os temas de uma relação que para o Brasil é estratégica (...) porque estamos no mesmo bloco, o Mercosul".

A primeira atividade do grupo será uma visita este ano por parte do ministro de Indústrias da Venezuela, Ricardo Menéndez, à área industrial de Manaus, para conhecer o modelo brasileiro na criação de zonas econômicas especiais.

Menéndez ressaltou que conhecer os planos industriais de cada país permitirá criar "uma visão industrial conjunta" para estabelecer temas tais como os "insumos industriais que requer cada país" e definir "áreas prioritárias".

"A atividade deste memorando tem a ver com organizar o trabalho econômico conjunto", disse Menéndez, que assinalou que se conversou sobre a possibilidade de definir "áreas específicas de desenvolvimento binacional".

O ministro venezuelano acrescentou que "o Brasil foi um aliado permanente para a soberania alimentícia" da Venezuela e que neste encontro ratificou que "perante qualquer ação que alguém tente fazer contra nosso povo, estará o Brasil para garantir aspectos vinculados aos alimentos".

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, visitou o Brasil no início de maio, onde conseguiu um pleno respaldo político da presidente Dilma Rousseff e a promessa de apoio para fazer de seu país uma "potência exportadora de alimentos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade