PUBLICIDADE

Política

Brasil e México suprimirão vistos para viagens curtas a partir de 16 de maio

24 abr 2013 - 15h22
(atualizado às 15h31)
Compartilhar

O acordo pelo qual Brasil e México suprimiram a exigência de vistos para viagens de curta duração em passaportes comuns começará a valer em 16 de maio próximo, informou nesta quarta-feira o Ministério de Relações Exteriores do Brasil em comunicado.

A decisão de voltar a facilitar o fluxo de viajantes entre as duas maiores economias da América Latina foi anunciada no mês passado, mas seu início ainda dependia de novas negociações.

O antigo acordo que eximia os viajantes dos dois países de solicitar vistos para viagens de curta duração valeu até 2005, quando foi suspenso pelo México.

"Dando sequência à decisão conjunta de retomar o acordo sobre isenção de vistos de curta duração em passaportes comuns, anunciada pela Nota 87, de 18 de março último, os Governos do Brasil e do México estabeleceram que o acordo voltará a ter vigência a partir de 00h00 do dia 16 de maio de 2013", segundo o comunicado da Chancelaria brasileira.

A nota recomenda aos brasileiros que tenham dificuldades para entrar no México a partir dessa data que solicitem autorização para entrar em contato com os representantes consulares do país na Cidade do México.

O comunicado acrescenta que a eliminação dos vistos não se estende a outros documentos que podem ser exigidos pelas autoridades migratórias mexicanas, como passagem de volta, comprovante de hospedagem ou demonstração de recursos para se sustentar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade