PUBLICIDADE

Política

Brasil e EUA reforçam cooperação comercial, aérea e energética

19 mar 2011 - 16h21
(atualizado às 16h53)
Compartilhar

O Brasil e os Estados Unidos assinaram neste sábado vários acordos de cooperação nas áreas comercial, econômica, de transporte aéreo, energética, esportiva, educativa e de trabalho, no marco da visita do presidente Barack Obama ao país, informaram fontes oficiais.

"O Brasil está se tornando um líder mundial", diz Obama:

Os acordos foram assinados pelo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e o embaixador dos Estados Unidos no país, Thomas Shannon, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O acordo de cooperação comercial e econômica estabelece uma comissão que deliberará sobre comércio bilateral e investimentos a fim de ajudar a remover os obstáculos que surjam nesse campo, o que inclui "cooperação para se atinjam objetivos comuns na Organização Mundial do Comércio (OMC)".

Outro acordo procura promover a abertura dos céus mediante "a competição entre as empresas aéreas no mercado, com um mínimo de interferência e regulação governamental". Segundo o documento, cada parte concederá facilidades operacionais para as companhias aéreas do outro país, incluindo "o direito de sobrevoar seu território sem aterrissar", a fazer escalas "para fins não comerciais" e a "executar transporte aéreo internacional" em rotas.

Os dois países assinaram ainda um acordo para cooperação na prospecção e uso do espaço com fins pacíficos, segundo o qual as partes, por meio da Nasa e da Agência Espacial Brasileira (AEB), "identificarão áreas de interesse mútuo e buscarão desenvolver programas ou projetos de cooperação". Além disso, anunciaram uma associação para o desenvolvimento de biocombustíveis para aviação que procura fomentar a produção e o uso de carburantes que ajudem a reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.

Os dois Governos assinaram ainda um memorando para implementar atividades de cooperação técnica em outros países no âmbito do trabalho, que estabelece programas e políticas de capacitação de trabalhadores e de criação de oportunidades de emprego digno, dentro do qual mencionam a "promoção de empregos verdes e meios de vida sustentáveis para grupos vulneráveis". As atividades incluem o treino no Brasil e nos Estados Unidos de técnicos com o apoio de outros Governos e de organismos multilaterais.

Outro memorando, de caráter educativo, busca aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior dos dois países a fim de promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Um outro se refere à cooperação com o Brasil para a organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade