PUBLICIDADE

Política

Brasil doa 4 mil toneladas de alimentos a vítimas da seca na Guatemala

1 ago 2015 - 20h33
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Guatemala recebeu neste sábado uma doação de 4 mil toneladas de alimentos do Brasil, para auxiliar as cerca de 550 mil pessoas atingidas pela seca no país, informou uma fonte oficial.

O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, recebeu a carga em uma cerimônia realizada no departamento de Izabal, na companhia do embaixador do Brasil João Luiz de Barros Pereira Pinto. A doação, realizada através do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e enviada em 207 contêineres, consiste em 3 mil toneladas de arroz e mil de feijão, avaliadas em US$ 4,2 milhões, segundo dados divulgados pela imprensa oficial da Guatemala.

Molina agradeceu ao Brasil a ajuda e disse que os alimentos serão entregues em 84 municípios de 11 dos 22 departamentos que compõem o território político do país. Ele explicou que os alimentos serão repartidos especialmente entre as famílias do Corredor Seco, no leste do país, junto com porções de farinha de milho e uma bebida típica providenciadas pelo Executivo.

"Começaremos a entrega dos alimentos na segunda quinzena do mês de agosto para garantir a segurança alimentar necessária. Temos profissionais no campo para ver quais são as famílias mais afetadas. Vamos ser muito cuidadosos para evitar que haja politicagem com a ajuda", acrescentou o líder.

Um segundo envio de ajuda humanitária do Brasil está programado para chegar à Guatemala nas próximas semanas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade