PUBLICIDADE

Política

Brasil destaca importância dos diálogos de paz na Colômbia para o continente

6 nov 2012 - 01h04
Compartilhar

O Brasil destacou nesta segunda-feira a importância dos diálogos de paz entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para a América do Sul e se pôs à disposição para participar do processo se for preciso.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, que se reuniu em Bogotá com sua colega colombiana, María Ángela Holguín, no marco de uma visita oficial, manifestou que seu país apoia "plenamente este processo" e que está "disposto a contribuir".

Vale lembrar que o Brasil colaborou com apoio logístico às missões do Governo colombiano em várias libertações de sequestrados em poder das Farc.

Patriota assinalou que "o êxito das negociações trará grande benefício não somente para o povo colombiano, pois também consolidará a imagem da América do Sul, que realiza grandes transformações hoje em dia em um ambiente de paz", expressou.

Além de reunir-se com Holguín, o chanceler brasileiro teve um encontro privado com o Comissário de Paz, Sergio Jaramillo, que o inteirou dos avanços do processo de diálogo com as Farc.

Sobre o encontro com Jaramillo, Patriota assinalou que "a discussão foi, sobretudo, em torno dos antecedentes, da busca da paz, da reunião em Oslo e do que se espera das próximas reuniões em Havana".

O ministro brasileiro ressaltou a importância que tem para o Brasil a obtenção de "informações em intervalos regulares por parte das autoridades colombianas" sobre o processo de paz.

"Neste momento, me parece que foram dados passos importantes, e vejo com muita satisfação que a comunidade internacional apoie o processo com muito entusiasmo", avaliou Patriota.

O Governo colombiano e as Farc terão nesta terça-feira em Havana um encontro prévio para definir aspectos logísticos da reunião que acontecerá no próximo dia 15, data que marca o início formal dos diálogos.

Nesta segunda-feira, além do encontro dos chanceleres, aconteceu a 2ª Comissão Bilateral Brasil-Colômbia, na qual Holguín e Patriota coincidiram na necessidade de adotar medidas para dinamizar o comércio e iniciar o Regime Especial Fronteiriço para Leticia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil).

Os dois ministros também querem que sejam priorizados os projetos de cooperação técnica e científica que tenham um alto impacto para o desenvolvimento econômico e social de seus respectivos países.

Na reunião também se destacou a importância de que, com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), se explorem áreas de cooperação em matéria energética e de interconexão elétrica para beneficiar as comunidades da fronteira.

Em matéria cultural, a Colômbia expressou o interesse de que o Brasil seja o país convidado de honra do Festival Ibero-Americano de Cinema em 2014.

Por fim, os chanceleres assinaram um memorando de entendimento que reestrutura a Comissão de Vizinhança e Integração para fortalecer a integração na zona de fronteira em áreas de educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento urbano, questões alfandegárias, circulação de pessoas e temas indígenas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade