PUBLICIDADE

Política

Brasil, Colômbia e Peru fazem manobras militares no rio Amazonas

31 jul 2015 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários

As Marinhas de Brasil, Colômbia e Peru participam de uma manobra naval conjunta no rio Amazonas focada no combate a atividades ilegais.

As manobras, que ocorrem anualmente desde 1974, começaram nesta semana e visam fortalecer os laços de cooperação entre os três países em sua luta contra o narcotráfico, a mineração ilegal e a exploração ambiental, informou a Marinha colombiana nesta sexta-feira em comunicado.

"Esta operação tem como objetivo criar e fortalecer laços de amizade e cooperação mútua para o benefício das populações ribeirinhas, fortalecendo a interoperabilidade com as unidades fluviais nas zonas comuns de fronteira na região do rio Amazonas", acrescenta a nota.

Os exercícios militares, que ocorrerá até setembro, está dividido em três fases, cada uma tendo como base uma cidade da bacia amazônica. As manobras começaram na cidade colombiana de Leticia e continuarão em Caballococha (Peru) e Manaus.

O Brasil participa dos exercícios com os Navios-Patrulha Fluviais (NPaFlu) Rondônia e Pedro Teixeira, e com o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Oswaldo Cruz, além de uma aeronave Esquilo do Esquadrão HU-3 embarcada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade