PUBLICIDADE

Política

Bolívia diz que senador fugiu como um criminoso para o Brasil

País vizinho pede uma explicação oficial do País sobre os detalhes da saída de Roger Pinto da Bolívia

25 ago 2013 - 10h52
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários
O senador boliviano Roger Pinto, em foto de 2008
O senador boliviano Roger Pinto, em foto de 2008
Foto: EFE

O governo da Bolívia afirmou neste domingo que o senador da oposição Roger Pinto, 53 anos, fugiu de seu país como um "criminoso" e que está ainda à espera de uma explicação oficial do Brasil sobre os detalhes do ocorrido. "Essa fuga, obviamente, tem que ser explicada, tem que ser informada pelo próprio governo brasileiro. Não sabemos exatamente como foi feito, para isso estão nossas chancelarias", disse neste domingo à imprensa o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Pinto estava refugiado na embaixada brasileira em La Paz desde o dia 28 de maio de 2012 e foi recebido neste domingo no Aeroporto Internacional em Brasília pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Ricardo Ferraço (PMDB). O boliviano saiu de La Paz de carro até Mato Grosso do Sul, onde pegou um avião até a capital brasileira. 

Ferraço negou em declarações que Pinto seja um foragido da justiça boliviana, que o acusa de diversos crimes de corrupção pelos quais, inclusive, foi condenado em junho passado a um ano de prisão. O advogado dele, Fernando Tibúrcio, confirmou que o parlamentar deixou com segurança a representação diplomática brasileira. Na segunda-feira, uma coletiva será dada por Tibúrcio para prestar esclarecimentos.

O senador Pinto pediu asilo na embaixada do Brasil no dia 28 de maio de 2012, alegando perseguição política após apresentar denúncias de corrupção contra o governo do presidente Evo Morales. O parlamentar precisava de um salvo-conduto para deixar o país, o que era negado pelas autoridades bolivianas, que alegavam que o parlamentar responde a processos judiciais na Bolívia.

Com informações da Agência Brasil

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade