PUBLICIDADE

Política

Bolívia devolve ao Brasil 380 veículos confiscados de contrabandistas

27 fev 2013 - 19h58
Compartilhar

O governo da Bolívia devolveu ao Brasil nesta quarta-feira 380 veículos, entre carros e motos roubados no país vizinho e que foram confiscados em território boliviano quando contrabandistas tentavam obter os documentos para sua legalização.

Os veículos foram entregues na cidade de Puerto Quijarro, que fica perto da fronteira com o Brasil, informou à Agência Efe a presidente da Alfândega Nacional, Marlene Ardaya, que estava presente no evento.

O ministro da Presidência da Bolívia, Juan Ramón Quintana, entregou ao ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, 283 carros e 97 motos como parte da Convenção Interamericana de Assistência Mútua em Matéria Penal".

Quintana ressaltou que a Bolívia está honrando um compromisso ao devolver os veículos ao Brasil e anunciou a operação contra o crime organizado nas áreas próximas à fronteira com o Brasil serão intensificadas.

"O ministro brasileiro expressou seu agradecimento e afirmou que este é um fato histórico que marca uma aproximação nas relações de amizade entre países vizinhos", afirmou Marlene.

Esses veículos foram confiscados na Bolívia entre 2011 e 2013, e localizados graças a uma operação que tem como objetivo isentar veículos sem documentação que entraram no país por meio de contrabando.

Cerca de 70 mil veículos foram isentados, mas 8 mil ficaram retidos quando se descobriu que haviam sido roubados em países vizinhos. O governo boliviano já entregou, há duas semanas, 257 veículos ao Chile, e no caso brasileiro, está pendente a devolução de outros 70.

A entrega de veículos à Argentina, ao Paraguai e ao Peru está prevista para os próximos 10 dias. Os bolivianos que tiveram seus automóveis roubados também os receberão de volta.

EFE   
Compartilhar
Publicidade