PUBLICIDADE

Política

Bolívia afirma que fuga de senador não afetará relações com Brasil

O político estava refugiado na embaixada brasileira em La Paz desde 28 de maio de 2012

25 ago 2013 - 14h10
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
O senador boliviano Roger Pinto, em foto de 2008
O senador boliviano Roger Pinto, em foto de 2008
Foto: EFE

A fuga do senador opositor boliviano Roger Pinto ao Brasil não afetará as relações entre os dois países, afirmou neste domingo a ministra boliviana de Comunicação, Amanda Dávila. O político estava refugiado na embaixada brasileira em La Paz desde 28 de maio de 2012. "As relações entre Bolívia e Brasil se mantêm em uma situação de absoluta cordialidade e respeito", disse a ministra em entrevista coletiva no Palácio de Governo.

"O governo boliviano e o presidente Evo Morales sempre expressaram e o seguirão demonstrando todo seu afeto e respeito pela presidente Dilma Rousseff e o governo brasileiro", acrescentou. O Brasil concedeu status de asilado político a Roger Pinto dez dias após sua chegada na embaixada.

Amanda Dávila disse que toda esta situação foi gerada porque o senador e outros setores do país exigiram o asilo político "com informação absolutamente falsa e tendenciosa" com o propósito de "obstaculizar as relações entre Bolívia e Brasil".

"Felizmente esta situação não ocorreu nem se dará. Este caso não vai afetar as relações entre Bolívia e Brasil", insistiu. Para o governo boliviano, Roger Pinto é um "foragido da justiça" que negligenciou as ordens judiciais que o impediam de deixar seu país.

A ministra disse ainda que deve ficar claro que a Bolívia "não negociou a saída" e não deu o salvo-conduto para que o senador fosse ao Brasil porque ele responde a processos por corrupção e inclusive já foi condenado em um caso a um ano de prisão.

"Portanto o que ocorreu é simplesmente uma fuga da embaixada do Brasil para o território brasileiro", argumentou Amanda Dávila. O governo de Evo Morales também pediu informação oficial ao Brasil sobre como aconteceu a fuga do legislador. Horas antes, o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, disse que Pinto fugiu da Bolívia como um "criminoso comum" e que a Bolívia irá aguardar com prudência uma versão do Brasil por vias diplomáticas.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço, recebeu hoje Roger Pinto em Brasília e disse que o senador saiu da Bolívia em um veículo oficial brasileiro e escoltado por soldados. O político opositor boliviano sempre negou as denúncias sobre corrupção e disse que não se submeterá a um processo judicial que considera arranjado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade