PUBLICIDADE

Política

Blogueira Yoani Sánchez participará de sessão do Congresso brasileiro

19 fev 2013 - 23h28
Compartilhar

A blogueira opositora cubana Yoani Sánchez participará esta quarta-feira de uma sessão na Câmara dos Deputados do Brasil em que será exibido um documentário sobre a liberdade de expressão no qual participa, confirmou a blogueira, que chegou ao país na segunda-feira.

"Recebi um convite para amanhã na Câmara dos Deputados do Brasil, assim viajarei para Brasília", publicou Sánchez na noite desta terça-feira na rede social.

A blogueira, de 37 anos, uma das vozes mais críticas ao regime comunista cubano, foi convidada ao plenário por deputados da oposição, ao lado do cineasta brasileiro Dado Galvão, autor do documentário "Conexão Cuba Honduras", do qual a cubana participa.

"Depois do documentário será passada a palavra a esta mulher que se destacou tanto na defesa das liberdades do mundo", disse o deputado Otavio Leite, do PSDB, citado no site da Câmara de Deputados.

Na noite da segunda-feira estava prevista a exibição do documentário de Galvão em Feira de Santana (estado da Baía, nordeste), aonde Chávez chegou na segunda-feira, mas foi sabotado por manifestantes pró-cubanos, que a qualificaram de "agente da CIA" e "traidora".

"Os gritos, os insultos, foi como se tivessem sido orquestrados por terroristas", declarou a dissidente, cuja segurança foi reforçada.

Deputados da oposição pediram ainda que se investigue a participação de um funcionário da secretaria geral da Presidência em um "suposto plano de espionagem e perseguição política à blogueira articulado pelo governo cubano", noticiou o web da Câmara.

O Executivo confirmou esta segunda-feira que o funcionário Ricardo Augusto Poppi Martins "foi convidado por um funcionário da embaixada (de Cuba) a participar de uma reunião em que foi abordada a política migratória de Cuba e a vinda da blogueira".

Martins, que pediu um visto a Cuba para participar de um seminário, "não permaneceu até o final" da reunião e "recebeu um CD com informações sobre Yoani Sánchez, das quais não fez uso algum".

Segundo a imprensa, na reunião se desenharia uma campanha para desacreditar Sánchez.

Na tarde de quarta-feira, a blogueira apresentará seu livro, "De Cuba com Carinho" em São Paulo.

A opositora cubana iniciou no Brasil um giro de três meses por vários países da América e da Europa após uma reforma migratória do governo cubano, que permitiu a ela sair da ilha após vinte tentativas nos últimos anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade