PUBLICIDADE

Política

Blogueira cubana Yoani Sánchez se prepara para visitar o Brasil

31 jan 2013 - 20h16
Compartilhar

A blogueira cubana Yoani Sánchez disse nesta quinta-feira a um jornal mexicano que planeja visitar nas próximas semanas vários países latino-americanos, entre eles o Brasil, e que também participará da reunião bianual da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, siglas em espanhol).

A blogueira, que recebeu na quarta-feira o passaporte depois de ter solicitado sem sucesso durante muitos anos ao governo de Cuba, está realizando os trâmites migratórios para essas viagens.

O primeiro país a ser visitado, "ao que parece, será o Brasil, pois estou acertando os vistos para poder atender aos convites que me fizeram. Espero confirmar em breve que será o Brasil", acrescentou na entrevista.

No início de 2012, Sánchez, não conseguiu visitar o Brasil, apesar de ter obtido o visto, devido ao fato de o governo cubano ter negado a permissão de saída, que foi eliminada depois de meio século com uma recente reforma migratória.

Ela visitará outros países da América Latina, com destaque para a sua participação na reunião da SIP, no México.

"Estarei em Puebla (centro do México), entre 8 e 11 de março para a reunião bianual da SIP, da qual sou vice-presidente regional da Comissão de Liberdade de Imprensa", disse Sánchez em entrevista concedida ao jornal El Universal.

Sánchez, filóloga e autora do elogiado blog "Generación Y", no qual critica o governo cubano, foi considerada em 2008 pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e seu blog foi posicionado pela rede americana CNN entre os 25 melhores do planeta.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade