PUBLICIDADE

Política

Biden diz que Brasil demonstra que democracia leva ao desenvolvimento

31 mai 2013 - 14h49
Compartilhar

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, afirmou nesta sexta-feira em Brasília que as mudanças sociais ocorridos no Brasil nos últimos anos são uma "prova" de que a democracia é o caminho mais "seguro" e "rápido" rumo ao desenvolvimento.

"O Brasil não é mais um país emergente. O Brasil já emergiu e demonstrou que não se deve escolher entre democracia e desenvolvimento, que pode-se ter desenvolvimento e democracia", disse Biden ao lado do vice-presidente Michel Temer.

O político americano concedeu uma entrevista após uma reunião de trabalho com Temer e depois de se encontrar com a presidente Dilma Rousseff.

Biden elogiou a "sensibilidade social" da presidente e as políticas de apoio aos mais pobres aplicadas no Brasil, que permitiram tirar da pobreza uma grande parcela da população.

"O Brasil já não é um país em desenvolvimento. É um país desenvolvido, em boa medida por essas políticas de promoção social", afirmou.

O vice-presidente disse ainda que seu encontro com Dilma foi "muito proveitoso" e permitiu abordar diversos assuntos, que servirão para elaborar uma "ampla agenda" de trabalho entre os dois países, que voltará a ser discutida em outubro, quando a presidente fará uma visita de Estado a Washington.

Entre os pontos que constarão nessa agenda, Biden citou o comércio bilateral, o combate ao protecionismo, a cooperação em energia e educação, a luta contra a violência de gênero e outros temas nos quais "Brasil e Estados Unidos podem se ajudar", "aprender um de outro" e colaborar inclusive com terceiros países.

A escala em Brasília é a última da viagem que Biden realizou nesta semana, que incluiu visitas à Colômbia e Trinidad e Tobago, o que demonstra o esforço dos Estados Unidos para estreitar seus vínculos com os países da América Latina e do Caribe.

EFE   
Compartilhar
Publicidade