PUBLICIDADE

Política

Barroso defende reforma que torne processo eleitoral mais barato

O advogado, que deve ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal, foi sabatinado por senadores

5 jun 2013 - 17h25
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Por mais de cinco horas respondendo perguntas dos senadores, o advogado Luís Roberto Barroso, que está sendo sabatinado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu uma reforma política que barateie o processo eleitoral brasileiro. "No topo dos objetivos da reforma deve estar o barateamento das eleições. Boa parte dos problemas que enfrentamos hoje está relacionado ao financiamento de campanha e ao custo do processo", disse ele.

Para Barroso, a combinação ideal na mudança priorizaria o financiamento público das campanhas e apenas abriria janelas para financiamentos privados com a definição de um valor máximo. O candidato ao STF ainda acrescentou que é preciso criar mecanismos que contribuam para o barateamento do processo, ainda que o tema produza polêmicas.

Partidos e autoridades não têm consenso sobre mudanças e alternativas, como a do voto distrital misto e a lista fechada. "O financiamento público precisa ser compatibilizado com mecanismo de barateamento das eleições e uma fórmula que facilite o controle dos gastos. O sistema proporcional em lista aberta, além de caríssimo, dificulta o controle de gastos", avaliou ele.

Sobre o andamento do projeto que restringe a criação de novos partidos, suspenso desde que o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, concedeu liminar paralisando a tramitação da matéria no Senado, Barroso disse que a interferência do Supremo no processo legislativo não é uma prática comum.

Segundo ele, o STF só deve tutelar sobre processo legislativo quando alguma questão constitucional estiver em jogo. "Acho ruim para o País e para as instituições que o Supremo se transforme no terceiro tempo da disputa política no Congresso", disse.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade