PUBLICIDADE

Política

Banco dos EUA facilitou envio de dinheiro de Youssef

11 set 2014 - 08h25
(atualizado às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O doleiro Alberto Youssef teve ajuda do banco americano Merrill Lynch para trazer ao Brasil a quantia de US$ 3,5 milhões que ele tinha nos Estados Unidos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a transação foi feita por meio de uma operação simulada em 2008, de acordo com declaração do advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, considerado laranja de Youssef em uma empresa no Brasil e em duas nos Estados Unidos.

Pereira da Costa fez um acordo de delação premiada para conseguir uma pena menor. Ele foi preso junto com Youssef em março deste ano pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, sob a acusação de integrar uma quadrilha que teria atuado na lavagem de dinheiro.

A operação do banco foi montada para disfarçar a falta de origem do dinheiro de Youssef, que depositou US$ 3,5 milhões no Merrill Lynch em Nova York e fez o banco abrir uma linha de crédito para a empresa GFD Investimentos, controlada pelo doleiro.

O advogado emprestou seu nome para o doleiro criar a GFD, já que o banco não aceitava que o dinheiro simplesmente passasse por uma conta, o que caracteriza uma operação suspeita.O Merrill Lynch foi vendido ao Bank of America em setembro de 2008.

O Bank of America disse à Folha que não comenta a acusação por desconhecer o assunto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade