PUBLICIDADE

Política

Assessor do Planalto diz que recebeu material contra Yoani Sánchez

18 fev 2013 - 20h38
(atualizado às 20h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Blogueira cubana Yoani Sánchez fala a jornalistas em Feira de Santana, na Bahia, nesta segunda-feira. 18/02/2013
Blogueira cubana Yoani Sánchez fala a jornalistas em Feira de Santana, na Bahia, nesta segunda-feira. 18/02/2013
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O assessor da Secretaria-Geral da Presidência Ricardo Augusto Poppi Martins admitiu nesta segunda-feira ter recebido material da embaixada de Cuba no Brasil contra a blogueira cubana Yoani Sánchez. O funcionário, próximo ao ministro Gilberto Carvalho, foi citado em reportagem da revista Veja por supostamente ter sido recrutado para monitorar a visita da militante pelo País.

Segundo nota divulgada à imprensa pela Secretaria-Geral, após ter ouvido Poppi Martins, o funcionário teria estado na embaixada cubana para obter visto de entrada no país, onde participaria de um seminário sobre redes sociais em Havana. No esclarecimento, Poppi Martins também disse que foi convidado a participar de uma reunião na qual foi abordada a política migratória de Cuba e a vinda da blogueira Yoani Sánches ao Brasil.

"Na reunião, em que não permaneceu até o final, o servidor recebeu um CD com informações sobre Yoani Sánches, do qual não fez qualquer uso. O seminário em Havana não teve relação com os temas tratados na reunião", afirma um trecho da nota.

Na edição desta semana, a revista Veja publicou reportagem em que afirma que a Embaixada de Cuba no Brasil recrutou militantes do PT e do PC do B e filiados à CUT para monitorar a passagem da blogueira cubana Yoani Sánchez pelo Brasil. Segundo a publicação, durante uma reunião o embaixador cubano Carlos Zamora Rodríguez apresentou no dia 6 de fevereiro ao assessor do ministro Gilberto Carvalho Poppi Martins e a militantes um projeto para desqualificar a blogueira Yoani Sánchez.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade