PUBLICIDADE

Política

Arruda diz que dinheiro recebido foi 'regularmente registrado'

30 nov 2009 - 18h49
(atualizado às 18h57)
Compartilhar
Keila Santana
Direto de Brasília

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) afirmou nesta segunda-feira, por meio de pronunciamento oficial que o dinheiro que ele teria recebido durante o mensalão do DEM, suposto esquema de pagamento de propina a deputados durante a campanha de 2006, foram "regularmente registrados".

Manifestante nariz de palhaço em Brasília
Manifestante nariz de palhaço em Brasília
Foto: Celso Junior / Agência Estado

"Recursos eventualmente recebidos por nós do denunciante para ações sociais, nos anos de 2004, 2005 e 2006, entre os quais o que foi exibido pela TV, foram regularmente registrados ou contabilizados, como o foram todos os demais itens da campanha eleitoral", disse após reunião com a Executiva Nacional do DEM que discutiu se ele seria ou não expulso do partido.

O governador é investigado pela Polícia Federal pela suposta participação no mensalão do DEM, suposto esquema de pagamento de propina para deputados estudais durante a campanha de 2006. Ex-integrante do PSDB e único governador do DEM no Brasil, Arruda aparece em um vídeo recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo então secretário de Relações Institucionais da gestão do político democrata, Durval Barbosa. Réu em 37 processos, Barbosa denunciou o esquema por conta da delação premiada, acordo feito com a Justiça para diminuição de pena em uma eventual condenação judicial.

Arruda afirmou ainda que não pretende renunciar ao cargo ou sair do DEM. Segundo ele, a gravação em que aparece recebendo maços de dinheiro de Durval Barbosa podem ter sido alteradas, devido a problemas técnicos no aparelho que captou o som e a imagem.

"Quanto ao diálogo gravado no dia 21 de outubro, fica claro que foi conduzido para passar uma versão previamente estudada. Os defeitos, aquecimento ou resfriamento do aparelho de gravação podem ter truncado e comprometido o teor e o sentido da conversa, inclusive com a desconfiguração dos dados armazenados. Os advogados estão estudando essa questão", afirmou.

"O denunciante propunha, dias antes do encontro, a realização de pesquisas, conversas para acordos políticos e doações para campanha por empresários amigos dele. Deixamos claro que não aceitaríamos essas doações, pois só cuidaríamos de campanha no próximo ano, e sugerimos apoio às campanhas de deputados da base de apoio ao governo, na forma da lei", disse o democrata.

O governador José Roberto Arruda atribuiu ao governo passado, de Joaquim Roriz, a montagem do esquema de corrupção nas empresas de informática que prestavam serviço ao governo do Distrito Federal. "O nosso governo reduziu os gastos de informática em mais de 50% em relação ao último ano do governo passado. Isto contrariou a muitos interesses políticos e empresariais que, agora fica claro, são ligados ao denunciante".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade