PUBLICIDADE

Política

Aprovação do governo Lula atinge recorde de 80%, segundo CNI

16 dez 2010 - 12h05
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra seu ciclo de oito anos com a maior aprovação pela pesquisa do instituto Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI): 80%. Apenas 4% dos entrevistados classificam o governo Lula como ruim ou péssimo, segundo o levantamento divulgado nesta quinta-feira (16). Para 16%, o governo é regular.

Na última pesquisa, realizada em setembro e divulgada em outubro, a aprovação do governo Lula era de 77% e os mesmos 4% classificavam o governo como ruim ou péssimo.

O último levantamento CNI/Ibope sobre o governo Lula foi realizado entre s dias 4 e 7 de dezembro, com 2002 eleitores de 140 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A região Nordeste é a que tem a melhor avaliação do governo: 86%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 81% da população consideram o governo ótimo ou bom. No Sudeste, a avaliação positiva atinge 78% e no Sul, 75%.

A avaliação pessoal de Lula também atingiu um recorde, chegando a 87%, enquanto 10% dos entrevistados desaprovam o presidente que deixa o cargo este mês. Também no caso da avaliação pessoal, o Nordeste tem o maior percentual de aprovação: 95%.

No Norte e Centro-Oeste, a aprovação chega a 90%, no Sudeste, 85%, e no Sul, 80%. Houve melhora na avaliação em todas as regiões em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa também pergunta se o eleitor confia ou não confia no presidente Lula. Neste quesito, a confiança voltou a atingir 81% dos entrevistados, depois de ter recuado para 76% no levantamento realizado em setembro.

O percentual dos que não confiam no presidente caiu de 19% para 14%, atingindo o menor patamar dos oito anos de governo.

Governo Lula encerra ciclo de oito anos com a maior aprovação em pesquisa
Governo Lula encerra ciclo de oito anos com a maior aprovação em pesquisa
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade