0

Aprovação do governo Dilma cai oito pontos e se situa em 55%, diz Ibope

19 jun 2013
14h25

O índice de pessoas que avalia o governo da presidente Dilma Rousseff como ótimo ou bom caiu oito pontos percentuais desde março deste ano, passando de 63% para 55%, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa, que foi realizada pelo Ibope entre os dias 8 e 11 de junho e não chegou a medir o impacto dos protestos generalizados por causa do aumento no preço das tarifas do transporte, entre outros motivos, também apontou um aumento entre aqueles que avaliam o governo como ruim ou péssimo, um índice que saltou de 7% para 13% e atingiu seu maior índice desde o início do mandato de Dilma, em 2011.

De acordo com a pesquisa, assim como 55% dos entrevistados respaldam o governo de Dilma com avaliações entre bom e ótimo, 32% das pessoas consultadas consideram a gestão da presidente como "regular", enquanto 13% a classificam como "ruim" ou "péssimo".

Em relação à aprovação pessoal de Dilma, a pesquisa do Ibope também indicou uma queda, de 79% a 71%, enquanto a confiança na presidente caiu de 75% para 67% desde o último mês de março.

Além de registrar uma queda nos índices de popularidade de Dilma, a enquete em questão também revelou que 57% das pessoas entrevistadas "desaprovam" a forma como o governo tenta conter a inflação, que, após os primeiros cinco meses deste ano, já acumula 2,88%.

Segundo o Ibope, que ouviu 2.002 eleitores de 142 municípios do país, a pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.

EFE   
publicidade