PUBLICIDADE

Política

Texto da maioridade não é derrota para governo, diz ministro

Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, disse que o governo manterá uma posição contrária à redução da maioridade

2 jul 2015 - 15h48
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Governo vai  continuar “dialogando com a sociedade” sobre maioridade penal, disse Edinho Silva
Governo vai continuar “dialogando com a sociedade” sobre maioridade penal, disse Edinho Silva
Foto: Edinho Silva

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva, disse nesta quinta-feira que o governo mantém a posição contrária à redução da maioridade penal, mas respeita a decisão do Legislativo, que na quarta-feira aprovou uma emenda reduzindo a maioridade de 18 anos para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Siga o Terra Notícias no Twitter

“Todo mundo sabe que o governo é contrário à redução da maioridade penal, mas nós respeitamos o Legislativo. Penso que é um Poder autônomo, que tem todo o poder de deliberar e assumir suas posições”, avaliou após reunião com o presidente da República em exercício, Michel Temer. A presidenta Dilma Rousseff está voltando dos Estados Unidos e deve chegar a Brasília às 14h50.

Segundo Edinho, a aprovação do texto por 323 votos a favor e 155 contra não representou uma derrota para o Executivo. “O governo vai continuar defendendo suas posições. O governo entende que esse não é o melhor caminho para que a gente possa combater a violência, mas respeita o Poder Legislativo brasileiro”, reiterou.

A proposta aprovada pela Câmara reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos nos casos de crimes hediondos – estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado, por exemplo –, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto também prevê a construção de estabelecimentos específicos para que os adolescentes cumpram a pena. A proposta, agora, será votada em segundo turno na Câmara e caso seja aprovada segue para a análise dos senadores.

Perguntando sobre a estratégia do Palácio do Planalto para tentar reverter o resultado durante a passagem do texto pelo Senado, Edinho disse que o governo vai continuar “dialogando com a sociedade”.

Joanna Maranhão detona aprovação da redução da maioridade:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade