PUBLICIDADE

Após visita, ministro diz que Lula recomeçou quimioterapia

21 nov 2011 - 13h50
(atualizado às 17h42)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, visitou no início da tarde desta segunda-feira o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo Carvalho, Lula está bem e iniciou às 13h30 a segunda etapa da quimioterapia para tratar um câncer na laringe.

Saiba mais sobre os cânceres de Lula e Dilma

Conheça o tratamento e as consequências à saúde de Lula

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

Ainda de acordo com Carvalho, o corintiano Lula está animado e brincou com a vitória sobre o Atlético Mineiro, que colocou seu time na liderança do Campeonato Brasileiro a duas rodadas do final. "Depois daquele gol de ontem do Adriano, ele está muito feliz", disse o ministro.

Após a visita, que durou cerca de uma hora, Carvalho declarou que o ex-presidente está bem e ansioso para fazer discursos. "Ele está inteiro, confiante, doido para voltar a um comício, falou de novo que espera fazer em fevereiro um 'companheiros e companheiras'", disse.

O ministro afirmou que o estado de espírito positivo de Lula deve ser um diferencial no tratamento. "Ele está superbem, gostei muito de vê-lo, saio daqui animado, está muito bem", afirmou o ministro.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

"Lula quer voltar a fazer comícios", diz ministro:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade