PUBLICIDADE

Política

Após diagnóstico de câncer, agenda de Lula é cancelada

29 out 2011 - 21h47
(atualizado às 22h12)
Compartilhar

A assessoria de imprensa do Instituto Cidadania confirmou neste sábado que a agenda do ex-presidente Lula está cancelada por tempo indeterminado. Neste momento, a prioridade no momento é a saúde do ex-chefe do Poder Executivo brasileiro. Nos próximos dias, Lula iria para Porto Alegre (RS) e Washigton (EUA).

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

Segundo diagnóstico divulgado neste sábado pelo hospital Sírio-Libanês, Lula tem um tumor maligno e vai passar por sessões de quimioterapia. O tratamento terá início já na semana que vem.

Lula deixou o Hospital, em São Paulo, por volta das 20h deste sábado, onde foi diagnosticado com câncer na laringe. O ex-mandatário despistou a imprensa na saída e não comentou sobre a doença. Ele foi para São Bernardo do Campo (ABC paulista), onde mora.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, afirmou que os médicos "estão dizendo que em três meses têm como se curar com a quimioterapia". "Estamos todos muito preocupados, mas temos esperança da capacidade dele de superar obstáculos. Conhecemos sua energia e sua saúde. E se Deus quiser vai superar mais esse obstáculo," afirmou Carvalho, ainda.

Mais cedo, o médico gastroenterologista Raul Cutait afirmou que o ex-presidente reagiu "bem" à notícia de que tem câncer. De acordo com o ele, que não faz parte da equipe que cuida do político, Lula se comportou normalmente no quarto. "Ele está falando, conversando, está bem disposto", disse o médico na ocasião.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade