4 eventos ao vivo

Após desfile, atrações continuam na Esplanada

7 set 2011
12h51
atualizado às 12h57
LUCIANA COBUCCI
Direto de Brasília

A partir das 14 horas da tarde desta quarta-feira, ocorre na Esplanada dos Ministérios o primeiro Campeonato Nacional de Balonismo da Independência, como pare das comemorações do feriado. Serão apresentados 27 balões, cada um representando uma unidade da federação, mais um grande destaque, um balão em formato de bandeira do Brasil 24x16 metros, equivalente à altura de um prédio de 10 andares.

Balão de 24m x 16m é um dos destaques do Dia da Independência
Balão de 24m x 16m é um dos destaques do Dia da Independência
Foto: Luciana Cobucci / Terra

Durante a quarta-feira, até às 17h, a esplanada estará aberta ao público, que poderá visitar os monumentos. Também haverá atrações para as crianças e, às 17h30, haverá apresentação da orquestra sinfonia do Teatro Nacional com participação do maestro Arthur Moreira Lima. Todas as atrações são gratuitas.

O campeonato, que vai se estender até sábado, começa com a ¿Prova da Imprensa¿, na qual todos os 28 balões vão decolar com jornalistas que cobrem a Presidência da República. Na quinta, sexta e sábado, ocorreram duas provas diárias, sempre às 7 horas da manhã e às 16h da tarde. Na quinta-feira, a partir das 19 horas, haverá no local um show noturno com pirotecnia e atrações musicais.

O desfile
A presidente Dilma Rousseff chegou pontualmente às 9h à tribuna presidencial erguida na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, dando início ao Desfile do Dia da Independência do Brasil. Recebida com honras militares, Dilma está acompanhada da filha, Paula, e do neto Gabriel.

Dilma chegou sozinha no carro presidencial e foi recepcionada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Em seguida, a presidente cumprimentou todos os ministros presentes e assistiu à execução do Hino Nacional e do Hino da Independência.

Antes da chegada de Dilma, a banda dos Dragões da Independência animou o público - que lotou as arquibancadas desde as 6h30 - com sucessos da música sertaneja, incluindo as canções Balada Boa, do cantor Gusttavo Lima, Apaixonado, de Luan Santana, e Pássaro de Fogo, de Paula Fernandes.O desfile deste ano não conta com a presença de nenhum chefe de Estado. Também está ausente o vice-presidente da República, Michel Temer, que preferiu passar o feriado em Natal (RN) com a família.

Após a execução dos hinos, será feita a passagem do fogo simbólico da Pátria, seguida de uma apresentação de escolas do Distrito Federal e do Entorno de Brasília, que vão abordar temas como inclusão social, educação, saúde, esporte e educação no trânsito.

Após o desfile das escolas, começa a apresentação militar. A primeira força a se apresentar será a Marinha, seguida do Exército e da Aeronáutica. O desfile tem previsão de término às 10h30, com a passagem da Esquadrilha da Fumaça.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade