PUBLICIDADE

Política

Após crise, Lula faz 2 viagens e mantém agenda intensa

31 jan 2010 - 17h50
(atualizado às 20h10)
Compartilhar

Apesar de preocupado com a saúde e determinado a mudar hábitos alimentares e físicos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva programou para esta semana uma intensa agenda de atividades. Serão duas viagens, ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul, para inaugurar obras. Amanhã, o presidente comanda três solenidades com temas totalmente diferentes, da a abertura do Ano Judiciário à entrega de credenciais a novos embaixadores estrangeiros.

Lula concedeu entrevista coletiva após passar por exames
Lula concedeu entrevista coletiva após passar por exames
Foto: Raphael Falavigna / Terra

Lula demonstrou que pretende associar as orientações médicas com o mesmo ritmo de trabalho que mantinha antes da crise hipertensiva na noite da última quarta-feira. O presidente passou mal dentro do avião que o levaria para Davos, na Suíça, onde receberia um prêmio durante o Fórum Econômico Mundial. O médico da Presidência constatou que a pressão dele estava em 18 por 12 e preferiu suspender a viagem.

Identificada a crise de hipertensão, Lula ficou de repouso desde quinta-feira. Ele seguiu do Recife, onde estava para alguns eventos, rumo a São Bernardo do Campo (SP) onde ficou em casa com a família. Foram suspensos todos os compromissos oficiais e ontem Lula fez vários exames médicos. Bem-humorado, o presidente prometeu seguir à risca a orientação médica: reduzir o sal e fazer mais exercícios físicos.

Convencido de que é possível manter seu ritmo de trabalho, Lula recebe esta semana os pilotos da Fórmula Indy de 2010. Na quarta-feira, o presidente fará sua primeira viagem depois do mal-estar. Ele irá ao Rio vistoriar as obras do túnel de passagem do gasoduto, na Serra dos Gaviões. Também vai participar da inauguração do gasoduto Cabiúnas-Macaé e da estação de compressão Campos Elísios-Duque de Caxias.

Na quinta-feira, já em Brasília, Lula recebe as credenciais de três embaixadores estrangeiros e na sexta-feira volta a viajar. Desta vez irá para a região metropolitana de Porto Alegre, em São Leopoldo. O presidente participa de três solenidades distintas: primeiro faz um sobrevoo em São Leopoldo para verificar mais de perto as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Habitação. Depois da vistoria, o presidente visita e inaugura casas populares no município.

Por último, Lula vai até o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, em Porto Alegre. A previsão, de seus assessores, é de que o presidente retorne a Brasília no final da tarde de sexta-feira.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade