PUBLICIDADE

Após chuvas em SP, Dilma telefona a Alckmin e oferece ajuda

12 jan 2011 - 15h32
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta quarta-feira para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e colocou o governo federal "à disposição" para socorrer regiões atingidas pelas fortes chuvas do início do ano. Na sexta, a presidente já havia falado com o prefeito Gilberto Kassab e disponibilizado a Defesa Civil e os ministérios necessários para prover desabrigados e famílias de vítimas com medicamentos, kits com água potável e colchões e os suprimentos que as gestões locais considerarem necessários.

Pelo menos 13 mortes foram contabilizadas pelo Corpo de Bombeiros na Grande São Paulo e interior do Estado por causa das chuvas que começaram a cair ainda na noite de segunda-feira. A madrugada de terça-feira foi caótica, com mais de 10 horas de chuva e 53 pontos de alagamento por conta do transbordamento de vários córregos e de trechos do rio Tietê. Na zona sul, a estação meteorológica da USP, na região do Zoológico, registrava um acumulado de 234,6 mm de chuva do dia 1º até o início da manhã do dia 11 de janeiro, índice que supera a média de chuva para janeiro, que é de aproximadamente 222 mm.

Nesta quarta Dilma determinou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobrevoe a região de serrana do Rio de Janeiro, que registrou pelo menos 87 mortes em decorrência das fortes chuvas. Ela também se comprometeu junto ao governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, a providenciar "tudo o que for necessário" para ajudar os desabrigados, desalojados e familiares das vítimas fatais.

De imediato, o governo federal garantiu as atuações dos ministérios da Saúde, Integração, Defesa, Desenvolvimento Social, Transportes e Meio Ambiente, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para auxiliar as regiões atingidas pelas chuvas com vacinas e medicamentos, hospitais de campanha, reconstrução e desobstrução de estradas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade