PUBLICIDADE

Política

Após 6 mandatos, Novais trocará Câmara pelo Turismo

8 dez 2010 - 21h51
(atualizado às 22h01)
Compartilhar

Aos 80 anos, o deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA) chegou ao Ministério do Turismo depois de seis mandatos na Câmara. Está na Casa desde 1979, quando ocupou o cargo pela primeira vez. Antes, havia sido eleito deputado estadual pelo Maranhão.

Antes de exercer cargo eletivo, Novais foi auditor fiscal do Tesouro Nacional e secretário de Fazenda do Maranhão. Formado em direito, Novais é ligado ao grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Na década de 1990, ele chegou a ser citado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Anões do Orçamento, que investigou fraudes e esquema de desvio de recursos por meio de emendas parlamentares.

Em seu atual mandato na Câmara, Novais é titular da Comissão de Finanças e Tributação e suplente na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Novos ministros

A presidente eleita Dilma Rousseff anunciou oficialmente nesta quarta-feira os nomes dos ministros indicados pelo PMDB para sua gestão. Conforme acertado com o vice-presidente eleito, o deputado federal Michel Temer, o partido ficou com cinco pastas.

Hoje, além de Pedro Novais, foram anunciados o senador Garibaldi Alves Filho para o Ministério da Previdência, o ex-ministro e senador Edison Lobão para retornar ao comando do Ministério de Minas e Energia, o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para continuar no cargo, e o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Além dos anunciados nesta noite, estavam confirmados no primeiro escalão o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (Casa Civil), o chefe de gabinete no governo Lula, Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), o deputado federal e coordenador da transição José Eduardo Cardozo (Justiça), o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior (Planejamento), o diretor de Normas e Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Tombini (presidência do BC), e o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Estão cotados: a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para permanecer no cargo; o senador Aloizio Mercadante, para assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia; o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, para o Ministério do Desenvolvimento; e o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, para o Ministério de Relações Exteriores.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade