PUBLICIDADE

Política

Ao receber título, Lula diz que povo fez as mudanças no País

23 abr 2014 - 11h11
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira o seu 27º título de honoris causa, desta vez pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Em seu discurso, Lula deu ênfase aos avanços durante o seu governo e delegou à população às mudanças mais efetivas. “Quem construiu o Brasil que hoje temos foi o povo. Eu fui apenas um condutor", disse.

Ao agradecer o título, ele destacou que o reconhecimento não é particular, mas resultado de uma transformação social promovida pelos brasileiros. "Estou muito feliz já que o povo não se contenta com o que tem hoje, mas deseja muito mais", acrescentou. Essa ambição fará com que os governantes tenham que oferecer mais e, neste ponto, reconheceu que há atrasos. “Devemos recuperar todo o tempo perdido". Ele afirmou ainda que novas mudanças estão por vir. “O Brasil continuará se transformando e surpreendendo o mundo com novas e profundas transformações", prevê.  

Aos jornalistas, o ex-presidente falou da importância da Revolução dos Cravos, que completará 40 anos nesta sexta-feira. Lula disse que o movimento viajou "mais rápido ao Brasil do que as próprias caravelas" de Cristóvão Colombo.

O golpe derrubou o regime do ditador português António de Oliveira Salazar. Para Lula, o movimento representou o início de um processo de transformações que rompeu fronteiras. “A Revolução teve aroma de liberdade. Um cheiro da revolução que ocupou a América Latina e alguns países da África”.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade