PUBLICIDADE

Política

Ao PMDB, Lula demonstra preocupação com quadro político

Lula ainda ouviu a opinião de peemedebistas sobre o ajuste fiscal proposto pelo governo federal

26 fev 2015 - 12h47
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segundo o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), Lula disse que o partido aliado é essencial e ouviu dos parlamentares reclamações sobre um incentivo à criação do Partido Liberal</p>
Segundo o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), Lula disse que o partido aliado é essencial e ouviu dos parlamentares reclamações sobre um incentivo à criação do Partido Liberal
Foto: Sergio Moraes / Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou preocupação com a relação do PT com o PMDB e com o quadro da economia em uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), relatou o senador. Segundo ele, o petista sugeriu que o partido aliado tenha maior protagonismo nas decisões políticas do governo federal na figura no vice-presidente Michel Temer.

“Ele acha que o PMDB precisa sim ter um papel de maior protagonismo e lembrou que, quando foi presidente, envolvia o vice-presidente José Alencar em todas as decisões. E acha que o mesmo deve ocorrer agora”, disse Renan, após um café da manhã com o petista e outros peemedebistas. “O (ex-)presidente tem preocupação com o quadro da economia, com o quadro político, está disposto a ajudar, e nós dissemos a ele que esse é o propósito de todos nós.”

Segundo o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), Lula disse que o partido aliado é essencial e ouviu dos parlamentares reclamações sobre um incentivo à criação do Partido Liberal, pelo ministro Gilberto Kassab (Cidades), para enfraquecer o PMDB.

Lula defende que investigação de corrupção não manche Petrobras:

“Ninguém tem que esconder que nesse momento há uma angústia em relação à coalizão política, ao principal partido. Não foi, do ponto de vista peemedebista, correta a ideia de se formar mais um partido político, de tantos que já existem no Brasil, enquanto a gente precisa dar uma resposta à sociedade fazendo uma redução dessa promiscuidade que temos na política, do troca-troca de partido. Ao fazer isso, criou uma dificuldade dentro da própria coalizão. O que o PMDB quer não são cargos ou um espaço administrativa”, relatou.

Lula ouviu a opinião de peemedebistas sobre o ajuste fiscal proposto pelo governo federal, que decidiu dificultar o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários para aumentar o caixa. Para Renan, o governo precisa cortar gastos públicos.

“Nós dissemos para ele que nós achamos que o ajuste é insuficiente, é pífio. E que nós precisávamos de um ajuste mais amplo, que corte no setor público, que se faça uma revisão de contratos. E ele ouviu”, afirmou.

Presentes ao encontro disseram que, apesar da preocupação, Lula se mostrou um otimista. “Ele demonstrou muitas convergências com todos nós e pediu apoio para que sejam construídas saídas políticas, econômicas para o país. Ele é sempre um otimista e mais uma vez fez uma veemente defesa desse otimismo”, disse Renan. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade