PUBLICIDADE

Anúncio de acordo entre PMDB e PT pode sair até novembro

6 out 2009 - 16h20
(atualizado às 19h12)
Compartilhar

O PMDB dará nesta terça-feira os primeiros passos para formalizar um pré-acordo em torno da candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Planalto em 2010. Um jantar da cúpula nacional da legenda marcará o início de uma futura aliança, cujo anúncio oficial pode estar mais próximo do que se imagina: até novembro.

A decisão de acelerar as negociações de uma chapa presidencial conjunta veio do temor de não ter o popular presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos palanques regionais do PMDB e de perder a já cobiçada vaga de vice ao lado da ministra da Casa Civil. "O partido está trabalhando internamente a discussão de 2010", disse o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), presidente licenciado da agremiação. Um pré-acordo, avaliam integrantes peemedebistas, balisaria os Estados.

Até dias atrás, o partido sustentava com obstinação que qualquer entendimento para 2010 deveria passar pela definição de alianças locais com o PT. Diante das dificuldades em celebrar esses matrimônios, a lógica acabou se invertendo.

Foi o próprio Temer quem verbalizou a mudança tática, buscando um acordo eleitoral ainda este ano. No encontro desta noite, oferecido pelo do líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), o PMDB traçará um plano para formalizar esse compromisso com o governo. A cúpula deve comparecer em peso, de senadores e ministros aos presidentes da Câmara e Senado.

Segundo uma fonte do partido, Michel Temer - cotado para assumir a vaga de vice na chapa da ministra - já conversou com Lula a respeito durante viagem a Copenhague, na Dinamarca, na semana passada e informou que irá preparar as bases da união. Tradicionalmente dividida, a legenda tem em suas fileiras alas que defendem o apoio a Dilma e outras que intercedem por uma aliança com o PSDB do governador de São Paulo, José Serra, também pré-candidato. Orestes Quércia, presidente do diretório paulista, é defensor da parceria com os tucanos.

No encontro de mais tarde, serão definidos o cenário, os personagens e a mensagem que o PMDB dará quando anunciar o compromisso. "Vamos preparar a foto (do anúncio) e mostrar a força dentro do partido para fazer a aliança em 2010. O jantar de hoje é o primeiro passo", disse a fonte.

Apesar de tantos esforços e antecipações, a arena final será a convenção peemedebista no meio do ano que vem. Ganhará o grupo que formar maioria primeiro. Até lá, vale a velha máxima: no PMDB, nada é certo até acontecer.

O patrimônio Lula

Apesar de uma mudança tática, pacificar PT e PMDB nos Estados ainda é um passo fundamental para garantir apoio ao projeto da aliança nacional. Nos casos onde houver racha, candidatos do PMDB não querem abrir mão de ter Lula em seus palanques. O partido avalia que parte do seu sucesso na eleição municipal de 2008, quando elegeu mais de 1,2 mil prefeitos, se deve à ajuda do presidente. Diversos candidatos não querem perder esse patrimônio em 2010 para um concorrente petista local.

Nos planos peemedebistas, fica assim: onde houver disputa com o PT, Lula pisaria nos dois palanques. Dilma, por consequência, também teria território duplo para navegar.

Diversos expoentes peemedebistas, entre eles o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) - pré-candidato ao governo da Bahia contra o projeto de reeleição do petista Jaques Wagner -, manifestaram o receio de não poder usar a imagem do presidente da República, com popularidade superior a 80%.

Soma-se a isso o temor de que o governo seja levado a uma aliança formal com outro partido. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), por exemplo, é sempre mencionado nas cotações. A sigla é a mais robusta do País, com 91 deputados federais, 17 senadores e nove governadores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade