PUBLICIDADE

Política

Angola compra seis aviões militares brasileiros

18 fev 2013 - 19h25
Compartilhar

Angola comprou seis aviões de combate do Brasil, enquanto os dois países buscar reforçar sua cooperação no campo militar, anunciou esta segunda-feira o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, em visita ao país africano.

"Nós já entregamos três aviões, outros três chegarão em breve ao país, e existe um projeto de parte de Angola para adquirir outros", declarou Amorim ao final de um encontro com o ministro angolano de Relações Exteriores, Georges Chicoty.

As aeronaves negociadas são seis aviões militares A-29 Super Tucano, comercializados pela construtora brasileira Embraer, destacou o ministro brasileiro, que se recusou a revelar o montante da transação.

Segundo a companhia brasileira, a aeronáutica angolana pretende usar estes aviões para missões de vigilância nas fronteiras do país para evitar a imigração ilegal.

"Certamente estamos aqui para fazer comércio, mas também para concluir parcerias através de investimentos comuns com vistas a desenvolver nossos dois países", acrescentou Amorim, acompanhado em sua visita por doze empresários do setor da Defesa.

"Nosso objetivo é contribuir para o reforço da indústria militar angolana, sobretudo para o desenvolvimento das competências locais, a fim de garantir uma autonomia maior do país perante o exterior", continuou o ministro da Defesa brasileiro.

Celso Amorim explicou que esta cooperação pode abranger outras atividades militares anexas, como a manutenção ou a produção de uniformes.

Brasil e Angola mantêm antigas relações diplomáticas e comerciais, como demonstra a presença no país africano há mais de 20 anos da companhia brasileira Odebrecht, que atua sobretudo na engenharia e na construção civil.

Recentemente, os dois países anunciaram o desejo de reforçar sua cooperação em campos diversos, como agricultura, educação e saúde.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade