O governo federal espera assinar até o fim deste ano o contrato para a compra de caças Gripen NG, da fabricante sueca Saab, reiterou nesta terça-feira o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Ele disse que receberá nos próximos dias representante do governo da Suécia para discutir detalhes da parceria entre brasileiros e suecos para a aquisição das aeronaves, anunciada ano passado após um longo processo que teve início ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Está tudo correndo normalmente e a previsão é que o contrato possa ser assinado no final do ano", disse Amorim à Reuters, reiterando previsão feita na época do anúncio da escolha pelo caça sueco.
“Vou ter um briefing nos próximos dias sobre todos os aspectos das negociações e a própria ministra da Suécia está vindo para cá”, acrescentou.
O ministro revelou que a previsão é que em 2016 estejam já à disposição da Força Aérea Brasileira (FAB) caças Gripen de segunda mão para serem usados pela FAB até que a entrega das novas aeronaves. A perspectiva de Amorim é que em 2018 possa ser iniciada a fabricação dos novos caças encomendados para a FAB.
“Temos uma negociação que, se não me engano, a partir de 2016 teríamos uns Gripens que não são o que a gente vai adquirir. É algo intermediário e a ideia é que os primeiros Gripens sejam já feitos pelo menos parcialmente no Brasil em 2018”, frisou o ministro da Defesa
Os caças modelo Mirage, que eram usados pela FAB, já foram aposentados depois de anos de uso, mas a Força Aérea tem 56 aviões modelo F-5 remodelados e que foram colocados em uso durante a operação de segurança da Copa do Mundo.
“Os F-5 estão operando e o quanto antes nós tivermos os caças mais modernos, melhor”, disse Amorim.
Gripen - Segundo a fabricante, o Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Caça sueco tem 14,1 metros de comprimento
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - De acordo com a fabricante, o custo da hora de voo da aeronave é menor a US$ 4 mil
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - A envergadura da asa (incluindo os lançadores) é de 8,6 metros, de acordo com a fabricante
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Caça possui radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Aeronave tem capacidade máxima de 7 toneladas de combustível
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Fabricante garante que caça apresenta os menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Aeronave apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Caça possui, segundo a fabricante, 120 mil horas de voo acumuladas nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Distância de pouso da aeronave é menor a 500 metros
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - A versão biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - O Programa do Gripen NG conta com o apoio total do governo sueco
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - O motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Motor do caça apresenta uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Empuxo superior viabiliza velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Integrando o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em termos de noção situacional, diz a Saab
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, afirma a fabricante
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhor rastreamento de alvo
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem amplo campo visual
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem flexibilidade de modos
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior alcance de detecção
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhores dados eletrônicos de suporte
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Tempo de imobilização no solo é menor a 10 minutos, garante a fabricante
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Gripen - O Gripen NG é descrito pela fabricante como um caça multiemprego
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer, diz a Saab
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Gripen - Substituição de motor é menor do que uma hora, diz fabricante
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Aeronave possui mais de 22 mil libras de empuxo, garante a Saab
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Rafale - De fabricação francesa, o caça Rafale é feito pela Dassault
Foto: Dassault / Divulgação
Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 5, metros de altura
Foto: Dassault / Divulgação
Rafale - Espaço necessário para aterrisagem do Rafale é de 450 metros, de acordo com a Dassault
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 15, 3 metros de comprimento
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 10,0 metros de envergadura
Foto: Dassault / Divulgação
Super Hornet - Caça possui 11 estações de arma
Foto: Marinha dos Estados Unidos / Divulgação
Super Hornet - O primeiro esquadrão operacional do F/A-18E/F foi criado em junho de 2001
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Super Hornet - Segundo a fabricante, sistema de controle de voo digital do caça é capaz de detectar danos ao sistema de controle, ou a perda total do controle de um voo e ainda permite uma recuperação segura
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Super Hornet - Os dois motores do caça produzem juntos 44.000 libras de impulsão
Foto: Marinha dos Estados Unidos / Divulgação
Super Hornet - A aeronave F/A-18E/F Super Hornet é construída pela Boeing
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