PUBLICIDADE

Política

Amigo de Arruda poderia barrar pedido de impeachment da OAB

30 nov 2009 - 12h35
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal, o advogado Francisco Caputo é amigo pessoal do governador José Roberto Arruda (DEM). O futuro chefe da entidade, que assume o cargo em janeiro do ano que vem, tem a prerrogativa de pedir o arquivamento do pedido de impeachment contra o político, situação que precisaria do aval do Plenário da entidade. O entendimento é do vice-presidente da Ordem, Ibaneis Rocha.

Único governador do DEM no Brasil, Arruda aparece em um vídeo, durante as investigações feitas pela PF, recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo então secretário de Relações Institucionais da gestão do político democrata, Durval Barbosa. Réu em mais de 30 processos, Barbosa denunciou o esquema por conta da delação premiada, acordo feito com a Justiça para diminuição de pena em uma eventual condenação judicial.

O suposto esquema do governo, cujos vídeos foram divulgados neste fim de semana, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O suposto esquema de desvio de recursos públicos envolveria empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

Caputo é sócio do escritório de advogados que defende Arruda no escândalo do pagamento de propina. Amigo pessoal do governador, ele teve o apoio do político democrata, que atuou na campanha para elegê-lo presidente da entidade.

A OAB-DF, que decidiu hoje, ainda sob a gestão da presidente Stefânia Viveiros, submeter ao Plenário o pedido para o impeachment de Arruda, espera que na quarta-feira a entidade ratifique o pedido de afastamento do governador. A seccional do DF quer ainda utilizar o peso político do conselho federal da Ordem como forma de garantir a continuidade do provável processo de impeachment, independentemente da mudança de presidente.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade